[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: Como identificar, desenvolver e reter talentos?

O sucesso de uma empresa vai muito além da conquista de bons profissionais na hora da contratação. Já que para um crescimento contínuo e acelerado, é preciso saber como identificar, desenvolver e reter talentos que aparecem na companhia.

Dessa forma, a organização conseguirá construir uma equipe dos sonhos que estará preparada para alcançar metas e oferecer inovação, criatividade e ótimos projetos.

Assim, valorizar e incentivar talentos pode ser um grande diferencial para conquistar os colaboradores e mantê-los na sua organização. Por esse motivo, destacamos neste artigo dicas essenciais para conquistar os melhores profissionais e discutimos a importância de atrair e desenvolver o potencial da equipe.

Aproveite e descubra quais técnicas são essas! Boa leitura!

Qual a importância de identificar, desenvolver e reter talentos?

Uma empresa que reflete sobre gestão de pessoas entende que os grandes talentos da equipe precisam ser mantidos e potencializados.

Já que, sem uma boa estrutura de Recursos Humanos e Gerência, a empresa acaba lidando com a alta rotatividade de funcionários, o que afeta a produtividade e os resultados da organização.

Ao observar os talentos da empresa, você encontrará pessoas com perfis:

  • Empreendedor
  • Tomada de decisão
  • Comunicador
  • Criativo
  • Positivo
  • Compromisso de entrega
  • Ágil

Cada pessoa tem um traço de personalidade que pode ser explorado para aumentar sua eficiência e dedicação. Ao considerar essa individualidade, os gestores farão menos cobranças e terão mais assertividade na produção das atividades.

A empresa terá uma equipe de trabalho integrada e preparada para trabalhar com as outras comunidades internas.

Por esse motivo, a chave de sucesso para a evolução da empresa é conseguir criar mecanismos para identificar, desenvolver e reter talentos que já estão atuando nos departamentos.

Quais os benefícios de valorizar talentos na empresa?

Reter talentos é o caminho para construir projetos a médio e longo prazo. Já que o funcionário escolhido já estará familiarizado com os procedimentos internos e com as habilidades e competências necessárias para a missão da organização.

Sendo assim, veja aqui as principais vantagens de desenvolver talentos internamente:

  • Aumento de produtividade
  • Metas alcançadas
  • Bom faturamento
  • Ótima relação interpessoal
  • Integração de equipes
  • Espaço de escuta

Contudo, para alcançar esse nível de gestão de pessoas, cada líder precisa entender que o funcionário deve ter abertura para se comunicar. Desse modo, cada departamento vai pontuar suas dificuldades, anseios e ideias para a equipe.

A organização precisa estar em constante adaptação e em contato com as necessidades dos funcionários para ser um exemplo de sucesso na sua área de atuação.

Quais os principais talentos para desenvolver na empresa?

Cada área comercial tem seus talentos essenciais, mas alguns traços de personalidade podem fazer toda diferença em uma equipe. Veja aqui talentos que podem ser mapeados entre os colaboradores:

  • Antenados: indivíduos que acompanham as últimas tendências do mercado e sabem aproveitar no ambiente digital
  • Curiosidade e inovação: aqueles que sempre questionam e buscam inovação em qualquer atividade
  • Determinação: pessoas que demonstram comprometimento e disciplina nas tarefas entregando o que foi solicitado
  • Liderança: colaboradores que têm iniciativa para assumir a organização da equipe
  • Analista: são pessoas detalhistas e organizadas que criam estruturas de trabalho eficientes
  • Adaptabilidade: pessoas que conseguem interagir com qualquer cenário que apareça, buscando novos caminhos e soluções rápidas

Esses são exemplos que fazem a diferença nos times da organização, mas você pode identificar aqueles que mais favorecem o seu ambiente e investir no desenvolvimento desses profissionais.

Sete dicas de como identificar, desenvolver e reter talentos

Além de saber reconhecer um talento, será necessário oferecer meios para o desenvolvimento de cada profissional. Confira abaixo sete dicas para valorizar e desenvolver a sua equipe de colaboradores.

1 – Ofereça treinamentos e ações internas positivas

A organização pode oferecer capacitação para que o funcionário atinja com qualidade os resultados.

Seja através de um curso de uma nova ferramenta, uma palestra ou ação interna, você irá desenvolver um ótimo profissional que já estava no quadro de funcionários.

2 – Tenha um plano de carreira

Ter um plano de carreira que considera a individualidade de cada um é importante para que o funcionário saiba que naquela empresa ele terá uma evolução profissional.

Além disso, ao capacitar um funcionário gradualmente, ele ganhará cada vez mais experiência e confiança, podendo ser promovido até alcançar grandes cargos.

3 – Acompanhe e valorize as atividades dos colaboradores

Seja um gestor que demonstra suporte à equipe. O processo de identificar, desenvolver e reter talento tem relação com o acompanhamento das tarefas.

A gestão de pessoas deve atuar durante as atividades para demonstrar valorização e respeito pela equipe. Nesse período, você saberá como é a rotina e metodologia de trabalho de cada um.

4 – Faça feedbacks construtivos e individuais

Elabore uma avaliação individual que consiga elucidar o perfil profissional das pessoas. Desse modo, você conseguirá dialogar com cada pessoa, pontuando suas características positivas e as questões que merecem atenção para o crescimento profissional dela.

5 – Invista em equipamentos e tecnologia

As pessoas podem ser mais eficientes quando têm equipamentos de qualidade e tecnologias como parte das atividades.

Assim, é necessário que a equipe tenha ao seu dispor os materiais necessários para a execução de cada tarefa. Essa também é uma responsabilidade do gestor e da chefia.

6 – Remunere bem e tenha ótimos benefícios

Se a empresa quer ter resultados e dedicação da equipe, será preciso valorizar esses profissionais. Ofereça uma remuneração compatível com o cargo e de acordo com o mercado.

Do mesmo modo, você pode oferecer outros benefícios e atividades que trabalhem a carreira, o hobby e os interesses de cada profissional.

7 – Crie um espaço de comunicação interna

Todas as dicas apresentadas só funcionam corretamente quando o colaborador tem espaço para pontuar suas necessidades.

Atualmente, muitas empresas já criaram departamentos exclusivos para a comunicação interna. São espaços pensados para a escuta respeitosa e resolução de problemas.

No grupo Algar, desenvolver e reconhecer talentos é um valor

Nós do grupo Algar entendemos que cada pessoa pode alcançar sua melhor versão quando é valorizada e incentivada. Por isso, nossa empresa trabalha para reconhecer e desenvolver o potencial de cada um.

Nossa equipe de TH (Talentos Humanos) é responsável pela contratação de novos talentos, mas também cuida para que os colaboradores atuais possam ser capacitados através de treinamentos, cursos e outras iniciativas profissionais.

Assim, construímos um time potente em cada departamento com pessoas parceiras do grupo Algar.

Leia também: Como fazer gestão de talentos na era do conhecimento? A resposta pode estar no RH Ágil

Por Jovana Santos Estevão, coordenadora de Talentos Humanos no CSC Algar.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!