Categorias

Diversidade nas empresas: os primeiros passos para torná-la uma realidade

A pauta da diversidade vem ganhando espaço de discussão na sociedade e o ambiente corporativo precisa se adequar a essa nova realidade. Por isso, a diversidade nas empresas está sendo reconhecida e se tornando uma prioridade dos empregadores que querem dialogar com o mundo atual e promover ações que sejam bem vistas na sociedade.

Construir um ambiente de trabalho com pessoas de diferentes culturas, experiências e grupos sociais é o caminho para ter bons resultados.

Nesse sentido, um espaço de trabalho que promove a diversidade precisa impactar positivamente a vida profissional de pessoas de todos os contextos:

  • idade,
  • etnia,
  • etnia,
  • gênero,
  • PCDs,
  • orientação sexual
  • nacionalidade.

Leia aqui a importância da diversidade e como ela pode ser promovida nas empresas. Aproveite e confira nosso artigo sobre boas práticas para implementar um programa de compliance na sua empresa.

O que é diversidade?

A diversidade significa a multiplicidade. Aplicando esse conceito ao contexto social, é um espaço no qual pessoas, suas experiências e multiplicidades convivem. A diversidade é o ato de promover a integração e equidade em qualquer espaço social.

No entanto, historicamente, alguns grupos de pessoas sempre tiveram menos visibilidade e espaços político-sociais, o que também foi reproduzido pelos ambientes de trabalho.

Esse movimento de exclusão e marginalização deixou de lado o conhecimento, as experiências, pontos de vista, complexidades e todo o potencial dessas pessoas que poderiam ser oferecidos à sociedade e às empresas.

Atualmente, essas pessoas compõem as chamadas minorias sociais, que englobam pessoas negras, mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência, idosos, refugiados e pessoas em vulnerabilidade social.

Foi através da luta desses movimentos sociais que as empresas passaram a reconhecer a importância da diversidade e estão modificando suas posturas e quadro de funcionários.

Impactos positivos da diversidade no ambiente de trabalho

Entre os principais benefícios da diversidade nas empresas está a inovação e a melhora do desempenho da equipe.

Conforme artigo do Gupy, site de recrutamento, a Harvard Business Review destacou que 70% dos entrevistados afirmaram que a sua empresa conquistou um novo mercado ao aderir a essa nova proposta corporativa.

Além disso, quando a diversidade está presente na equipe executiva, o desempenho pode ser 21% melhor do que as outras equipes homogêneas e a performance da equipe com diversidade é de 33% a mais, como comprova um estudo da McKinsey.

Seja na diversidade de gênero, étnica ou cultural, os resultados apontam para o aumento da lucratividade, produtividade e conquista de espaço das empresas.

Incluir a diversidade na empresa não é só uma questão histórica, é uma forma comprovada de conseguir ter mais resultados e comunicação com diferentes grupos da sociedade.

Como anda a diversidade nas empresas?

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a disponibilizar vagas de ações afirmativas, buscando a diversidade e uma nova postura corporativa.

Esse é um primeiro passo para construir uma equipe diversa. No entanto, também é preciso observar quais os cargos e níveis hierárquicos que estão sendo oferecidos às minorias sociais.

Segundo pesquisa de novembro de 2021 da Organização Internacional do Trabalho, Somos Diversidade e UNAIDS Brasil, muitas empresas reconhecem a importância da diversidade, mas muitas ainda não têm programas que atendam devidamente a população das minorias sociais.

O Brasil ainda caminha para compreender que inserir a diversidade nas empresas é contratar esses talentos e oferecer recursos para a permanência dessas pessoas no ambiente de trabalho.

A OIT constatou que “os grupos mais bem representados dentro das empresas analisadas são: LGBQIA+ (45,54%), negro (32,52%) e população de baixa renda (30,77%).

No extremo oposto, os grupos com menor representação, ainda segundo as pessoas respondentes, são pessoas egressas do sistema penitenciário (99%), migrantes (96,36%) e transexuais (3,33%).”

Evidenciando uma menor oferta de programas de inclusão para alguns grupos, como o de pessoas trans.

Aproveite para ler nosso guia sobre diversidade.

Sete dicas de como promover a diversidade nas empresas

Para que a sua empresa consiga integrar a diversidade no dia a dia, será necessário promover algumas ações e propor mudanças. Veja aqui como você pode promover a diversidade:

1 – Desenvolva a cultural organizacional

O primeiro passo para promover a diversidade é entender qual o perfil de colaboradores da sua empresa. Avalie a empresa com dados estatísticos para verificar qual o nível de inclusão e diversidade desse espaço de trabalho, inclusive, com a cultura organizacional que a empresa aplica.

2 – Reorganize o processo seletivo

Após ver o seu quadro de funcionários,coloque como critério de seleção o pertencimento a determinados grupos sociais. Assim, você conseguirá recrutar pessoas para além do mesmo perfil e formação.

3 – Respeite as individualidades

Seja durante o processo seletivo que precisa de algum equipamento ou material específicos ou dentro do ambiente de trabalho com o respeito à identidade e ao pronome da pessoa. O princípio da diversidade dentro e fora das empresas é o respeito.

4 – Faça a capacitação dos colaboradores

É preciso que a empresa auxilie esse novo funcionário para que ele possa se sentir confortável e, assim, atingir todo o seu potencial dentro daquele espaço de trabalho. Ofereça cursos, mentorias, equipamentos e liberdade para que ele se expresse.

5 – Promova a conscientização da equipe e chefia

Para os colaboradores e chefia que já fazem parte da empresa, será preciso criar ações práticas de conscientização para melhorar o convívio e a comunicação com todos.

6 – Ofereça ambiente de trabalho capacitado

Principalmente para PCD, a empresa precisa ter um espaço físico preparado para atender às necessidades desses funcionários, com salas, equipamentos, banheiros, elevadores e rampas.

A equipe também precisa saber como se relacionar e interagir com uma pessoa com deficiência.

7 – Crie um comitê da diversidade

Ter espaços de diálogo e um comitê de diversidade é uma maneira social e corporativa de criar estratégias e promover a diversidade nas empresas, mantendo um espaço capacitado e seguro de defesa da voz e direitos da diversidade.

A importância da diversidade para o grupo Algar

O grupo Algar acredita no poder das diferenças e no potencial de cada pessoa, por isso, a empresa não tolera nenhum tipo de preconceito e promove ações em prol da diversidade nas empresas.

As frentes LGBTI+, Gênero, Etnia, Gerações e PCDs fazem parte do Programa Algar Sem Barreiras.

Desse modo, outra iniciativa do programa Algar Sem Barreiras é o Sem Barreiras Talks, o espaço criado para discutir temas relacionados ao programa e dar espaço aos associados e associadas que trabalham no grupo Algar e que integram os setores sociais representados pelas frentes de atuação do programa.

Além disso, a Cartilha da Diversidade faz parte da ação Algar sem Barreiras e foi criada para garantir o compromisso do Grupo com suas ações e com a permanência de todos os grupos sociais.

Leia também: Sem Barreiras Talks: uma iniciativa para falar sobre diversidade.

Por Marina Bueno, Head de Cultura e Diversidade na Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!