Categorias

Sete dicas para se destacar no mercado de agronegócio

O mercado de agronegócio é essencial para a economia brasileira e pode significar uma excelente oportunidade profissional para quem deseja atuar no campo em uma área fundamental para a sociedade, que cada vez mais tem passado por transformações digitais.

Assim como outros setores, também é importante que profissionais saibam como se destacar no mercado agro para aproveitar todas as oportunidades de desenvolvimento dessa área e, principalmente, para construir uma carreira sólida e que esteja alinhada às melhores práticas tecnológicas, tendências e habilidades técnicas.

Leia também: Como construir uma carreira em uma grande empresa

Tenho 7 dicas para você se destacar no mercado do agronegócio, setor que tem forte influência na economia do país e que pode ser a possibilidade de crescimento profissional e construção de carreira que fará a diferença na sua vida, assim como fez na minha.

Como está o mercado de agronegócio atualmente

Dados recentes do Ministério da Agricultura mostram o peso do agronegócio na economia do país: as exportações atingiram, em março de 2022, US$ 14,53 bilhões, alta de quase 30% na comparação com o ano anterior. 50% de todo o valor exportado pelo Brasil no mês foram com o agronegócio, diz o mesmo levantamento.

No que se refere a empregos, em 2021 a agropecuária gerou 140,9 mil novos postos de trabalho entre janeiro e dezembro de 2021, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Com a retomada econômica pós-pandemia, o setor pode crescer ainda mais e utilizar meios tecnológicos para melhorar sua produção e eficiência. Mas para isso, é preciso se preparar profissionalmente e ser a pessoa que fará a diferença no campo por meio de habilidades, competências e conhecimentos essenciais para a carreira.

Mercado de agronegócio: 7 dicas para se destacar

1 ) Tenha uma boa comunicação

Uma boa comunicação é fundamental para que o profissional possa colher informações de maneira clara, transmitir instruções, enviar mensagens e evitar ao máximo ruídos com stakeholders no campo. Logo, saber como se comunicar de maneira clara e objetiva é um importante diferencial para se destacar no campo.

2) Desenvolva a capacidade de analisar dados

Uma boa análise de dados ajuda empresas a crescer e não seria diferente no agronegócio, uma área que produz diversas informações relacionadas à produção, colheita, controle de culturas e muito mais.

Dessa forma, ter uma boa capacidade de analisar dados é atrativo para empresas, que cada vez mais baseiam suas decisões nesses números.

3) Conheça os avanços tecnológicos da área

A tecnologia não para de avançar no campo e, hoje em dia, é possível contar com muitas soluções digitais para o trabalho no agronegócio. Drones, sensores que utilizam Internet das Coisas para coleta e transmissão de dados e automações são alguns exemplos de avanços que já estão presentes na agricultura e pecuária.

4) Invista em conhecimento técnico e prático

Para fazer um bom uso da tecnologia no campo, é necessário contar com conhecimento técnico e prático. No agronegócio, esse aprendizado faz a diferença e ajuda a aumentar a produtividade e eficiência das atividades agrícolas. Por isso, invista na sua formação para ter todo o embasamento técnico necessário para se destacar no mercado.

5) Esteja bem informado sobre desafios do setor

O agronegócio enfrenta vários desafios e estar bem informado sobre eles faz a diferença, pois permite se antecipar a cenários e tomar decisões mais assertivas. Além de acompanhar o noticiário, procure saber também como andam setores relacionados ao agronegócio, como o econômico e o tecnológico.

6) Esteja atento às tendências para o futuro

O avanço tecnológico é cada vez mais veloz e ficar atento às tendências faz com que profissionais se destaquem e saiam na frente da concorrência. Assim, ao acompanhar os desafios e noticiário do setor, observe quais as novidades que podem ser aplicadas no agronegócio e que aumentam a eficiência e produtividade.

7) Desenvolva consciência ecológica

O respeito à natureza e preservação do meio ambiente são essenciais para a vida no campo e, principalmente, para garantir sustentabilidade e perenidade nas atividades do agronegócio. Por isso, é essencial que profissionais tenham consciência ecológica.

Além do ponto de vista ambiental, esse tipo de consciência ajuda empresas a estarem de acordo com as melhores práticas de ESG, agenda que já se tornou diferencial competitivo e que permite alinhar interesses empresariais com boas ações ambientais.

Minha experiência no grupo Algar

Sou um algariano com 3 paixões: o campo, a pescaria e minha família, formada pela minha esposa, 4 filhas e 3 netos. Passar momentos juntos com eles é uma das coisas que mais amo na vida, ainda mais com a mesa farta, que só fica assim graças ao trabalho feito no campo.

Um dos meus sonhos era fazer parte da Algar e trabalhar na mesma fazenda onde vivi até meus 5 anos de idade e fico feliz em poder dizer que fiz isso acontecer. Como supervisor técnico da Algar Farming, contribuo para que as atividades de agricultura, pecuária e manejo florestal sejam eficientes e sustentáveis.

Também participo de atividades do programa de voluntariado do Instituto Algar, o que ainda permite inspirar outras pessoas e mostrar que é possível fazer a diferença.

Depois de entender como se destacar no mercado de agronegócio e saber que acompanhar tendências é uma das dicas, confira 5 práticas que podem transformar a tecnologia do setor.

Carlos Roberto Silva Júnior, supervisor técnico da Algar Farming

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!