[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: O que é cultura de inovação e como fomentá-la?

Desenvolver a cultura de inovação é um dos principais passos para trazer pessoas que são apaixonadas pelo que fazem e pelas conexões que criam através de seu trabalho, aumentando assim a possibilidade de atração e retenção de talentos.

Por isso, o grupo Algar sempre ofereceu um espaço de troca e escuta para que os seus colaboradores encontrassem novas tecnologias e serviços para todas as pessoas.

Dessa forma, adotar a cultura de inovação na empresa é o caminho para alcançar grandes resultados, por meio de pessoas motivadas e inspiradas pela visão da organização.

Além disso, as práticas de inovação mudam a rotina interna da empresa e oferecem um ambiente que incentiva e encontra o potencial de cada um.

Veja aqui o que significa cultura de inovação, os seus principais benefícios e como você também pode fomentar essa prática dentro da sua empresa. Aproveite e tenha uma boa leitura!

O que é cultura de inovação?

A cultura de inovação é o desenvolvimento de um ambiente de trabalho que promove a liberdade do colaborador para propor ideias, fazer questionamentos e encontrar soluções.

É uma prática da empresa que combina hábitos, valores e objetivos para alcançar um espaço de trabalho inovador e criativo.

Mas, para que essa cultura traga resultados, ela deve fazer parte da visão da organização e ser aplicada em todos os departamentos. Desse modo, serão construídas equipes integradas que caminharão unidas pelos resultados da empresa.

Assim como outras práticas culturais, a cultura de inovação é algo que precisa ser fomentado e desenvolvido de forma coletiva.

Pois, será somente com a colaboração da equipe e da multiplicidade de vivências que conseguiremos entender as necessidades do mercado e saber como aplicar as soluções necessárias para manter a cultura de inovação na nossa organização.

Quais os benefícios da cultura de inovação?

Dentre as principais vantagens da inovação para os serviços internos e externos estão:

  • Prospecção de agentes impulsionadores;
  • Valorização e diversidade de colaboradores;
  • Equipes integradas;
  • Abertura para discutir ideias;
  • Incentivo para tomada de decisão;
  • Identificação de ideias simples e objetivas;
  • Implantação de soluções tecnológicas.

Um dos principais pilares desta cultura é o valor de cada pessoa. Portanto, não é preciso ir muito longe para construir um cenário inovador, basta considerar as ideias das pessoas que estão na linha de frente e o poder de gestão da empresa.

Depois, combine essas colocações com soluções tecnológicas e um ambiente de escuta. Desse modo, você encontrará as ações e práticas de inovação que podem mudar os resultados da empresa.

Boas práticas de inovação para empresas

O grupo Algar acredita que ninguém constrói nada sozinho. Por isso, a colaboração é parte fundamental dessa nova cultura empresarial.

É o bom relacionamento da comunidade interna da empresa que fomenta as ideias de inovação.

Além disso, o incentivo à curiosidade e à criatividade trará ideias que podem mudar o rumo de qualquer atividade interna ou serviço oferecido.

Sendo assim, invista em atividades de comunicação e integração para que as pessoas se sintam parte da estrutura organizacional da empresa.

Entender a importância do poder das conexões na rotina de trabalho é o caminho para ter relações potencializadas e aumento de produtividade, gerando os resultados almejados.

Dessa forma, adote boas práticas de inovação em todos os departamentos da instituição para garantir um perfil de mercado atrativo e o acesso a recursos eficientes.

Para que isso aconteça, a empresa pode oferecer espaços de trabalho leves, modernos e integrados.

Além disso, a relação de hierarquia precisa ser horizontal e mais próxima. A metodologia Agil, que prevê times pequenos e multidisciplinares, é mais apropriada ao desenvolvimento da inovação pois possibilita que os times desenvolvam o protagonismo e autonomia necessárias para a experimentação do novo.

Também é importante estimular e incentivar os intraempreendedores da empresa por meio de programas estruturados que contemplem: objetivos claros da inovação, suporte, apoio e orçamento para execução além de meritocracia e reconhecimento aos inovadores.

Por que fomentar a cultura de inovação na empresa?

Além dos benefícios que já apontamos, você pode encontrar outras razões importantes para adotar essa prática na sua organização. Veja aqui outras vantagens de trabalhar a inovação internamente na empresa:

Auxilia na otimização dos procedimentos

Uma vantagem promovida pela inovação é a escolha por procedimentos rápidos e práticos. Com o auxílio dos colaboradores que atuam diariamente nas equipes, a Algar consegue otimizar as atividades. Já que, nós levamos em consideração a opinião de quem está sempre à frente de cada tarefa.

Gera maior agilidade de serviços ofertados

Ao melhorar os serviços internos, é possível oferecer agilidade e pontualidade em qualquer entrega. Além disso, a cultura da inovação reverbera em todos os envolvidos, principalmente, nos serviços que oferecemos com qualidade e na satisfação dos clientes.

Causa uma presença de mercado competitiva

Quando você se torna uma empresa inovadora na sua área de atuação, você oferece um serviço de valor e cria espaço em mercados extremamente competitivos.

Contudo, para ter um perfil atrativo e alcançar resultados significativos, é preciso repensar as ações e adotar novas formas de atuação. Assim, manter a sua equipe integrada e a busca constante por melhorias sempre será o seu diferencial.

Ajuda na identificação e retenção de talentos

Com as ações de integração e as novas ideias de valorização da equipe, você encontrará pessoas com potencial para grandes ideias e terá talentos que poderão ser desenvolvidos e otimizados na própria organização.

Dessa forma, o movimento de inovação também terá reflexo na vida de cada pessoa, transformando futuros e ideias.

Gera um ambiente de trabalho acolhedor e motivador

Por último, o mais importante da cultura de inovação é a construção de um espaço acolhedor que motiva e incentiva o conhecimento e as ideias de todos. É com cuidado e respeito que valorizamos cada pessoa.

A cultura de inovação no grupo Algar

O grupo Algar sempre valorizou as pessoas e suas individualidades. Inclusive, eu sempre tive muita liberdade para expor minhas ideias e pensamentos. Aqui, nós entendemos que é através das pessoas que cultivamos a inovação e construímos negócios.

Foi assim que criamos e desenvolvemos o Brain, centro de inovação do grupo Algar. Com o estímulo do nosso poder de criação, encontramos metodologias e mentorias para desenvolver serviços dinâmicos com entregas rápidas.

Além disso, temos as empresas do Grupo, como a Algar Telecom e a Algar Tech que promovem várias ações inovadoras que transformam o mundo.

Por fim, o grupo Algar adotou as práticas da cultura de inovação para continuar encontrando agentes inovadores para as áreas de estratégia, atendimento e desenvolvimento de ideias da nossa empresa.

Gostou do artigo sobre cultura de inovação? Assista ao meu depoimento na websérie #GenteAlgar e inspire-se!

Por Zaima Milazzo, presidente do Brain e diretora de inovação na Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!