Categorias

Dicas de como construir uma carreira em uma grande empresa

Se você, assim como eu, busca ter um propósito e significado, quer ter carreira em grandes empresas, trabalhar de forma a fazer a diferença e atingir seus objetivos profissionais e pessoais, chegou o momento de refletir a respeito deste tema.

Penso que é extremamente importante saber quais são as definições de carreira significativas para você, como estar em uma empresa que se preocupa com a diversidade, ser respeitado pelos colegas, estar fazendo algo que ama e que faz a diferença no mundo.

Na minha visão, uma carreira de sucesso vai além das coisas óbvias como salário, prestígio ou grande posição numa empresa.

Pra mim significa acreditar na missão na qual faço parte e ter a certeza de que o meu melhor esforço está sendo apreciado e reconhecido.

Por isso, vou mostrar algumas dicas que reuni, ao longo dos anos, para ajudar você a construir a carreira dos seus sonhos dentro de uma empresa consolidada.

Dicas de como construir uma carreira em grandes empresas

Uma maneira de ajudar a medir o seu progresso na construção de uma carreira sólida é traçar passos a serem seguidos ao longo do caminho, como nos exemplos que darei a seguir:

  1. Identifique os seus objetivos

Como já expliquei anteriormente, manter uma sólida carreira em grandes empresas pode ter significados distintos para pessoas diferentes.

Por isso, saber quais são as suas metas a serem alcançadas e os motivos por trás delas é um passo importante na construção de uma carreira sólida.

É importante pensar também nos seus objetivos pessoais e em como estes interagem com a parte profissional e, depois, pode ser feita uma estrutura de metas palpáveis, específicas e mensuráveis, que ajudem você a alcançar o sucesso que deseja.

Aqui tem uma dica de leitura para te ajudar nesse passo: “6 dicas para você conseguir alcançar suas metas”.

  1. Conheça os seus pontos fortes

Para muitas pessoas, o prazer de fazer algo bem define a satisfação no trabalho e a noção de sucesso que este traz.

Por isso, conhecer quais são os seus talentos pode ajudar na hora de escolher uma carreira em que suas habilidades serão aproveitadas.

Se a carreira dos seus sonhos depende de determinado talento que você não possui, é fundamental traçar as maneiras que levarão você a adquirir e desenvolver tais habilidades.

Além disso, saber as suas fraquezas é um grande mérito, pois significa que você poderá superá-las.

  1. Não se acomode

Obter uma carreira em grandes empresas que tenha sucesso depende da dedicação constante e do esforço para aprender atividades novas, superar os desafios ao longo do caminho e assumir a responsabilidade de fazer sempre o seu melhor.

Enfrentar as dificuldades de forma a sempre pensar em maneiras de superá-las e perseverar, mesmo quando a situação não parece favorável, são ações fundamentais para o crescimento profissional em uma grande empresa. Afinal, missão dada é missão cumprida.

Dicas específicas para profissionais da área de tecnologia

Para você que já sabe que deseja atuar na área de tecnologia, assim como eu, entenda que nunca é tarde para iniciar o seu plano de carreira e que existem algumas dicas especiais para você:

  1. Lembre-se de se manter conectado
    O setor de tecnologia está em constante movimento, então é importante estar atento às novidades e participar de conferências e eventos da área, além de estar de olho nas notícias do cenário tecnológico, para conhecer as inovações recentes, os softwares que estão sendo desenvolvidos e as técnicas que estão em alta.
  2. Busque um mentor profissional
    Uma pessoa com mais experiência pode ajudá-lo a escolher uma área específica a seguir, orientá-lo para as áreas que estão em crescimento e com boas oportunidades, além de aconselhá-lo ao longo do caminho.
  3. Identifique a área que você quer seguir e invista no aprendizado
    O setor de tecnologia é muito amplo e, portanto, é extremamente difícil ser bom em todas as áreas. Mas, isso não é exatamente um problema.

Dessa forma, é importante identificar a área em que você se destaca e investir em cursos e qualificações para que você seja o melhor possível dentro das suas habilidades.

O que os gestores mais procuram em um profissional?

Existem muitas habilidades que o mercado de trabalho está buscando na hora de contratar um profissional, como podemos ver na leitura do artigo “Soft skills e hard skills: você sabe o que é e como desenvolvê-las?”.

Na construção de uma carreira, algumas características são fundamentais para os gestores identificarem a qualidade do seu profissionalismo. Aqui estão algumas delas:

  • Boa comunicação;
  • Saber solucionar problemas;
  • Ter iniciativa;
  • Trabalhar bem em equipe;
  • Ter uma boa ética de trabalho;
  • Ser adaptável a mudanças.

Buscar desenvolver estas qualidades é uma estratégia certeira para poder iniciar e se manter em uma carreira promissora e que pode levá-lo a atingir seus objetivos profissionais.

Muitas dessas habilidades podem se desenvolver ao longo de suas experiências profissionais, são as chamadas habilidades transferíveis.

Estas são as habilidades que são aplicáveis em todas as carreiras, pois formam a base do sucesso de um bom profissional, não importando a área de atuação.

Benefícios de ter uma carreira em grandes empresas

O nosso local de trabalho é muito importante, uma vez que passamos grande parte das nossas vidas trabalhando e interagindo com o ambiente profissional.

Por isso, irei mostrar agora os benefícios de se construir uma carreira em grandes empresas.

  1. Desenvolvimento de carreiras e oportunidades
    Claro que o meu primeiro ponto é justamente a respeito das possibilidades encontradas em grandes empresas. Geralmente, é nas grandes companhias que existem mais programas de treinamento e oportunidades para o desenvolvimento profissional, graças à amplitude de funções diferentes.
  2. Aprendizado com os maiores
    Uma grande empresa possui um número alto de talentos e bons profissionais, o que dará a você a oportunidade de aprender com especialistas e desenvolver sua carreira de uma maneira única.
  3. Contato com a diversidade
    Comumente, uma grande empresa significa uma grande diversidade no local de trabalho, o que beneficia sua vida profissional, por colocá-lo em contato com pessoas de habilidades e maneiras de trabalhar diversas; e também sua vida pessoal, por proporcionar uma maior socialização com um maior número de pessoas.

Grandes companhias oferecem grandes vantagens e o seu esforço é reconhecido e valorizado, proporcionando uma grande motivação para que você ofereça sempre o seu melhor.

Minha experiência no grupo Algar

Meu nome é Wendel de Melo Vicente, tenho 44 anos e estou há 25 anos no grupo Algar, atualmente no cargo de Diretor de Tecnologia.

A Algar é meu primeiro emprego, o lugar que me acolheu quando ainda era um estudante sonhador e cheio de energia e que me proporcionou oportunidades de crescimento.

Hoje eu tenho a responsabilidade de definir as tecnologias que iremos investir para garantir a qualidade do nosso serviço e o atendimento de primeira aos nossos clientes, honrando a história que construímos em 68 anos de Algar Telecom.

Eu amo ser #GenteAlgar, amo poder conectar as pessoas e dar o meu melhor para os projetos que são desenvolvidos aqui, sempre priorizando as histórias, características e desejos dos nossos clientes. Afinal, a tecnologia tem a oportunidade de transformar a vida das pessoas.

Quer fazer parte da nossa história? Conheça nossas vagas e vem ser #GenteAlgar: www.algar.com.br/carreiras

Por Wendel de Melo, diretor de tecnologia da Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!