Categorias

Carreira e hobby: qual a importância de equilibrá-los?

Imagem de fundo azul. A foto de Daniel Sobreira do lado esquerdo da foto e os dizeres "Por Daniel Sobreira, Analista de Negócios da Algar Telecom" do lado direito

Confira cinco dicas de como equilibrar carreira e hobby e os motivos para ter um. Os benefícios vão de melhoria na saúde mental ao aumento na criatividade.

Imagem de uma mesa de madeira com objetos sobre ela. São eles: um notebook ligado, um caderno aberto com uma caneta em cima e uma xícara de café ao lado de uma pequena garrafa com café dentro e um vidro com ramos de flores e folhas.
Fonte: https://unsplash.com/photos/FHnnjk1Yj7Y

Manter um equilíbrio entre carreira e hobby é essencial para ter uma vida mais saudável e também ter uma melhor performance profissional. Eu acredito que ter hobbies deixa a pessoa mais criativa para desempenhar o seu trabalho e que fazer o que ama traz muitas vantagens, influenciando positivamente na saúde mental, na produtividade e na criatividade.

Um hobby é uma atividade feita única e exclusivamente por lazer e por distração. Trata-se de uma atividade prazerosa e que pode ser variada

  • Esporte; 
  • Leitura; 
  • Viagem; 
  • Atividades manuais; 
  • Escrita;
  • Aprender novas línguas; 
  • Trabalho voluntário; 
  • Música 
  • Ou até mesmo artes em geral. É o bom e velho passatempo!

Acontece que o hobby é muito mais que um simples passatempo: ele pode auxiliar em diversos aspectos de sua vida, inclusive na carreira. O hobby pode te auxiliar a lidar com o stress do trabalho e com o aumento da produtividade.

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo em que detalho os benefícios de um hobby para a saúde mental, como ele te ajuda a ser mais produtivo, além de apresentar cinco motivos para ter um e cinco dicas para conciliar carreira e hobby

Por fim, conto a minha própria experiência profissional e detalho como o meu hobby me ajudou a crescer na minha carreira. Aproveite a leitura!

A importância de ter um hobby para a saúde mental

O trabalho incessante e contínuo em nossa sociedade vem ocasionando vários e sérios problemas de saúde mental, como o burnout

Nesse cenário, vale destacar que ter um tempo dedicado exclusivamente para si mesmo e para seu divertimento é importantíssimo, podendo inclusive auxiliar na prevenção de doenças mentais.

Ter um hobby te auxilia a aliviar o stress e as tensões próprias do ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que é uma atividade prazerosa. Trata-se de um momento de distração em que outros problemas não importam. Pode ser um esporte, uma viagem, um tipo de arte ou mesmo leitura.

O que importa é que seja um momento em que não se deve pensar em tarefas relativas ao trabalho. Assim, por proporcionar um descanso mental, os hobbies são recomendados para relaxamento e para saúde mental

Como um hobby pode te ajudar a ter mais produtividade no trabalho

Ao se ter um momento prazeroso dedicado única e exclusivamente para você, a tendência é ter uma maior produtividade em seu trabalho. Isso ocorre porque o relaxamento mental propiciado pelo hobby tende a desestressar as pessoas.

Ao se desestressar, quando a pessoa volta a trabalhar, ela volta a trabalhar mais feliz e com as ideias mais limpas, por assim dizer. 

Desse modo, ideias mais criativas podem aparecer, assim como uma produtividade maior. Além disso, problemas que estavam emperrados podem ser resolvidos com mais facilidade de cabeça fria.

O importante é lembrar que ninguém trabalha de maneira adequada estando estressado e o hobby pode ser um grande aliado para resolver esses problemas. Por isso que se diz que um hobby também é importante para a produtividade.

Cinco motivos para ter um hobby

Como já mencionei anteriormente, ter um hobby é importante e pode te ajudar a alcançar uma maior produtividade no trabalho. Mas por que ter um hobby? Apresento, a seguir, cinco motivos para ter um hobby:

  1. Aumenta a sua motivação

Ao se ter um espaço do dia ou da semana reservado para uma atividade prazerosa, você tende a se tornar mais motivado para realizar as atividades do dia a dia. 

Isso porque o hobby funcionará como uma recompensa e te deixará mais feliz ao completar suas tarefas cotidianas.

  1. Gera novas habilidades 

Ao começar a realizar uma nova tarefa, certamente você desenvolverá uma nova habilidade que não teria se apenas estivesse trabalhando. E quanto mais diferentes do trabalho forem os hobbies, mais habilidades diferentes você desenvolverá.

  1. Ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento, autoliderança e autoestima 

Ao realizar uma tarefa diferente e prazerosa, você terá outras experiências que farão com que você descubra mais sobre você mesmo. Isso gera autoconhecimento, autoliderança e também autoestima.

  1. Gera uma válvula de escape

O hobby pode também ser uma válvula de escape. O trabalho pode ser estressante e, caso não haja uma válvula de escape, o stress pode causar problemas de saúde

Assim, além de o hobby ser prazeroso, ele pode ainda te ajudar a prevenir problemas de saúde física e mental.

  1. Aumenta a sua criatividade 

Por fim, a combinação de todos esses benefícios resulta no maior benefício de todos: aumento da criatividade.
Ao se viver em uma vida com menos stress e com mais motivação, autoconhecimento e autoestima e com novas habilidades, a criatividade tende a aumentar. Com a cabeça fria e com as coisas no lugar, certamente, novas ideias vão surgir e novos projetos serão criados.

Cinco dicas para ajudar a equilibrar carreira e hobby

Conciliar carreira e hobby pode ser uma tarefa difícil, mas há algumas dicas que podem ser válidas. Apresento a seguir cinco dicas que foram úteis para mim e que podem ser úteis para você também.

  1. Crie um planejamento

A dica de ouro para conciliar carreira e hobby é planejamento. Lembre que o tempo diário é limitado e que para fazer várias atividades é necessário encontrar um tempo. 

Assim, reserve uma parte do seu dia ou da semana para o hobby e outro para o trabalho. Dessa forma, nos momentos em que você não estiver trabalhando, é possível realizar uma atividade prazerosa.

  1. Defina as suas prioridades 

Outro ponto importante é definir prioridades. Ao longo do tempo, pode surgir muito trabalho na carreira ou no ambiente familiar

Assim, para não surtar e para conseguir levar uma vida balanceada com carreira e hobby, o ideal é definir prioridades. Quais dessas atividades são mais importantes e quais podem esperar? Essa pergunta pode salvar vidas.

  1. Estabeleça limites

Estabelecer limites é importante. Quanto tempo por semana é o ideal para o trabalho e quanto é o ideal para hobbies? 

Cada caso é um caso e só você pode responder isso. Em todo o caso, definir um limite é importante pois te ajuda a fazer um planejamento e a definir prioridades. Mesmo que haja muito trabalho, há sempre um limite que deve ser respeitado.

  1. Seja flexível

Caso seja possível, flexibilize o trabalho. Algumas entregas podem ser adiadas e alguns trabalhos podem ser delegados a outras pessoas. 

Assim, sempre que tiver muitas prioridades que extrapolam seus limites, verifique a possibilidade de flexibilização dos prazos.  É muito melhor entregar um trabalho bem-feito e demorado, do que um mal-feito com rapidez.

  1. Desconecte

Por último, mas nem por isso menos importante: desconecte-se. Muito do trabalho do século XXI se dá pela internet. 
Para desfrutar de uma vida melhor e conciliar carreira e hobby é importante se desconectar da internet. Não é necessário responder a todos os e-mails com rapidez, ainda mais se você estiver em um momento de lazer.

Minha experiência no grupo Algar

Fazer as coisas que amo é muito importante em minha vida. Amo a música e amo viajar. Sou sanfoneiro de um trio de forró e tenho uma Kombi, batizada carinhosamente de Marinalva, que tem se transformado em uma casa móvel de modo que as viagens sejam cada vez mais frequentes.

A possibilidade de ter pausas para treinar músicas em minha sanfona e de trabalhar em home office de onde eu quiser são pontos cruciais para mim. Além disso, tenho apoio da Algar e dos colegas na carreira e hobby. Quando toco em barzinhos, vários colegas estão lá, me prestigiando.

Ter tempo para atividades extras me proporcionou uma grande transformação. Conhecer pessoas e lugares novos me fez perceber que não há tempo a perder. Cada nova viagem e cada nova música proporcionam um aumento na criatividade, e tudo isso desemboca no trabalho.

Em meu trabalho, encontrei no grupo Algar um ambiente que acolhe meu jeito de ser e, por isso, eu consegui me transformar em uma pessoa mais colaborativa e hoje ajudo a Algar a ser um Grupo cada vez mais digital.

Se você gostou deste artigo, você pode gostar deste outro artigo sobre equilíbrio entre vida profissional e pessoal, confira agora!

Por: Daniel Sobreira, Analista de Negócios da Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!