Categorias

O que é o Auxílio Inclusão e como usá-lo

As Pessoas Com Deficiência (PcD) devem não apenas serem respeitadas, mas principalmente incluídas na sociedade para que exerçam seus direitos de forma plena e possam, como qualquer pessoa, viver de forma digna e realizar seus objetivos.

Uma ferramenta que contribui para a inclusão de PcD é o Auxílio Inclusão.

Quando falamos em pessoas com deficiência física, mental, intelectual, múltipla ou sensorial, nos referimos a aproximadamente 46 milhões de brasileiros, ou 24% da população brasileira, de acordo com o Censo 2010, do IBGE.

É impensável excluir alguém do convívio social, especialmente uma população tão significativa para o país.

Porém, o mesmo IBGE indica que menos de 1% da população com deficiência está no mercado, o que é grave sob diversos aspectos.

A falta de diversidade no ambiente de trabalho deve ser combatida e uma das maneiras é contratar e manter pessoas com deficiência no ambiente profissional, justamente um dos objetivos do Auxílio Inclusão.

O que Auxílio Inclusão?

O Auxílio Inclusão é uma medida que visa estimular a autonomia, independência, inclusão e o profissionalismo dessa população para que possam ingressar e, principalmente, permanecer no mercado de trabalho.

O benefício foi instituído pelo governo em outubro de 2021 pela Lei Nº 14.176, apesar de estar previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, no art. 94.

Afinal, a renda é um aspecto importante para a qualidade de vida e contribui para a permanência de qualquer pessoa no ambiente de trabalho, colaborando para seu desenvolvimento profissional e ascensão social.

Ao considerar as diferenças e obstáculos impostos à população com deficiência no Brasil, o objetivo do Auxílio Inclusão é contribuir para que as PcD possam ter mais condições de exercerem sua cidadania e direitos, como o direito ao trabalho.

Requisitos para concessão do Auxílio Inclusão

Tem direito ao Auxílio Inclusão:

  • Pessoas beneficiárias ou ex-beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) nos últimos 5 anos que passaram a trabalhar no mercado formal;
  • Além disso, o salário da pessoa com deficiência não pode ultrapassar 2 salários mínimos (ou R$ 2.400,00, de acordo com o salário mínimo de 2022);
  • Também é preciso ter inscrição e cadastro atualizado no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, além de CPF regularizado;
  • Por fim, o Auxílio Inclusão é pago somente enquanto a PcD estiver empregada e o benefício é somado à remuneração salarial.

O valor do Auxílio Inclusão é de meio salário mínimo (ou seja, em 2022 o valor será de, aproximadamente, R$ 600).

O benefício pode ser solicitado pela internet, sem necessidade de ir a nenhuma agência do INSS, bastando acessar o site Meu INSS ou o aplicativo disponível para celulares Android e iOS.

Em casos da pessoa, por algum motivo, deixar de exercer a atividade remunerada, ela deixa de receber o Auxílio Inclusão e volta a receber o BPC.

A importância das pessoas com deficiência para a Algar

Pessoas com deficiência são fundamentais para um ambiente de trabalho mais diverso e, por consequência, mais criativo, eficiente e acolhedor para os mais diferentes grupos sociais.

Os dados comprovam como a diversidade enriquece a atuação profissional, pois empresas com lideranças diversas são 45% mais efetivas em melhorar sua participação no mercado, segundo pesquisa da Harvard University.

Elas também são 70% melhores em conquistar novos mercados, de acordo com a mesma pesquisa.

E por fazer parte da nossa cultura e por fazer bem para os negócios e para o mundo, que o Algar Sem Barreiras, programa criado em 2018 para fortalecer a diversidade por aqui.

O que buscamos é promover a diversidade e a inclusão, para que a pessoa com deficiência se sinta respeitada, acolhida e se desenvolva no grupo Algar.

O Comitê é formado por representantes de todas as áreas e atua para proporcionar a melhor experiência para quem deseja fazer parte da empresa.

O cuidado vai desde a divulgação de vagas afirmativas com entrevistas personalizadas e individuais até a adequação de ferramentas de trabalho, desenvolvimento, comunicação inclusiva e o engajamento para que todos possam aprender sobre esse tema e melhorar comportamentos para que todo PcD sinta-se parte da companhia.

Em 2021 tivemos um avanço de 54% a mais de pessoas contratadas na Algar Tech, uma das empresas do grupo.

Além disso, todas as pessoas com deficiência que são associadas do grupo Algar e cumprem os requisitos do Auxílio Inclusão têm direito ao benefício e são mais do que encorajadas a solicitar esse recurso.

Afinal, ele é uma ferramenta importante que contribui para a inclusão e permanência de PcD no mercado de trabalho.

Depois de entender como o Auxílio Inclusão é importante para ajudar na autonomia e inclusão de pessoas com deficiência, entenda como a Algar trabalha para incluir PcD no Grupo.

Por Renata Alves, Coordenadora de Marketing, Líder de Diversidade e Inclusão na Algar Tech e no movimento Diversidade+.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!