Categorias

Digital Workspace: Veja as vantagens e como implementá-lo

É fato que estamos vivendo o auge da era digital, com a implementação de novas tecnologias que estão modificando a maneira de fazermos as atividades mais corriqueiras, que incluem socialização, diversão e, até mesmo, o nosso trabalho, como o digital workspace.

Tecnologias como virtualização e computação em nuvem modificaram para sempre a forma de colaboradores cooperarem, se conectarem e se comunicarem, proporcionando uma nova experiência corporativa no mundo todo.

Um digital workspace, ou um espaço de trabalho digital, é uma tendência de evolução no ambiente de trabalho, utilizando as novas tecnologias para proporcionar agilidade dos negócios, alta produtividade e novas vivências nas organizações.

Vamos descobrir o que é o digital workspace, quais os benefícios que ele oferece e como as organizações podem conseguir sua implementação para fazer parte da era digital de forma vantajosa.

Depois desta leitura, você também pode aproveitar o artigo “Digital Workplace e Service Desk: como essa tendência influencia nos resultados dos negócios”.


O que é digital workspace?


O digital workspace, que também pode ser chamado de virtual workspace, é a associação de um conjunto de tecnologias que gerencia e controla, de forma centralizada, os ativos de TI de uma empresa, como aplicativos, dados, sistemas operacionais, entre outros.

Esse espaço possibilita o acesso a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, viabilizando o trabalho remoto dos colaboradores, por meio de experiências de autoatendimento prontas, que se expandem entre as diversas plataformas.

Os espaços de trabalho digitais centralizam e simplificam o gerenciamento de ferramentas, aplicativos e dispositivos, com o objetivo de fornecer uma experiência segura e unificada, tanto para os profissionais de TI quanto para os usuários finais.

Ele foi projetado de maneira que possibilite o acesso remoto seguro para o usuário final, já que os dados são protegidos no data center, na nuvem ou nos dispositivos terminais.

Um espaço de trabalho digital não é apenas sobre facilitação do trabalho remoto, pois reúne as tendências de mobilidade corporativa que evoluíram ao longo do tempo para fornecer uma experiência simplificada, eficiente e segura para os recursos corporativos.

Quais os benefícios do digital workspace?

Já podemos afirmar que o digital workspace veio para ficar, uma vez que agrega muitos ganhos às organizações, vamos citar aqui os principais deles:

1) Aumentam a flexibilidade

As plataformas de espaços de trabalho digitais viabilizam o trabalho em qualquer lugar, em qualquer momento, através do dispositivo da escolha do colaborador.

Essa característica permite maior flexibilidade, já que os colaboradores desfrutam da versatilidade tanto em seu horário de trabalho quanto fora, com agilidade e maleabilidade.

2) Promovem produtividade

Já vimos pesquisas que mostram que trabalhadores engajados em seu ambiente de trabalho inovam mais, são mais autônomos e, consequentemente, mais produtivos.

Os digital workspaces diminuem o tempo perdido em pesquisas de aplicativos e logins de terminais distintos, centralizando todo o trabalho em uma plataforma e poupando esse tempo e esforço, gerando mais produção.

3) Melhoram a colaboração

Com o espaço de trabalho digital, as interações entre supervisores e colegas de trabalho são mais eficientes e facilitadas, graças à construção da plataforma.

É possível compartilhar documentos, arquivos, imagens e proporcionar trabalho remoto em equipe em tempo real, independentemente das localizações geográficas dos envolvidos.

4) Aumentam a retenção de colaboradores

Graças à flexibilidade que os digital workspaces proporcionam, os colaboradores sentem-se mais apreciados na empresa, aumentando os níveis de satisfação e resultando em maior retenção, além de mais comprometimento por mais tempo.

5) Reduzem os custos operacionais

Os espaços de trabalho digitais eliminam a necessidade de um espaço físico de trabalho tradicional, permitindo que os colaboradores utilizem os dispositivos para trabalhar, o que elimina gastos.

Além disso, há economia dos custos em outras áreas, como telecomunicações, hardware, suporte e, até mesmo, treinamento, já que a plataforma do digital workspace pode fornecer esses serviços.

6) Oferecem melhor atendimento ao cliente

O digital workspace incorpora tecnologias que podem oferecer aprimoramento e, também, análise de autoatendimento, que beneficiam os colaboradores, mas, principalmente, aumentam o nível do atendimento ao cliente.

Os digital workspaces são compatíveis com a maior parte das outras tecnologias usadas pelas empresas, o que permite um sistema integrado e melhorado, necessitando de menos gerenciamento e manutenção.

Como implementar o digital workspace?

Se você chegou até aqui e está interessado em implementar o digital workspace em sua empresa, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Visão: faça a análise de como o espaço de trabalho digital irá se alinhar com o seu negócio e sua visão de práticas digitais. É importante que a empresa como um todo, incluindo gerência e colaboradores, estejam de acordo com a mudança e sejam à favor da visão mais digital dos trabalhos.
  • Estratégia: uma vez decidida, a implementação precisa seguir uma estratégia para orientar as iniciativas e mudanças em pesquisa e desenvolvimento, marketing, vendas, suporte ao cliente, TI, Recursos Humanos, entre outros. É preciso entender como seus colaboradores trabalham atualmente e como a plataforma digital pode melhorar os processos.
  • Diversidade: entender como as diferentes tecnologias podem ser implementadas para cada área da empresa, colocando em destaque o conhecimento organizacional, a necessidade de CI, anotação, a responsabilidade de criação de conteúdo e outras práticas dos colaboradores.

É preciso pensar em algumas ferramentas-chave para uma boa implementação, como a segurança digital dos dados do espaço de trabalho digital, as aplicações de negócio que serão possíveis com as mudanças, a compatibilidade com seu público-alvo, a mobilidade dos usuários, a infraestrutura necessária, entre outros.

A Algar Tech tem a solução

A Algar tem o cuidado de inserir sua empresa na transformação digital, através da solução Digital Workspace, que adota as tecnologias inovadoras para serem aplicadas no seu negócio para que você possa se garantir na competitividade do mercado de hoje.

Baixe agora o e-book que preparamos para você, com todas as informações necessárias sobre essa ferramenta digital que pode te ajudar a gerar os resultados que você tanto busca.

Deixe nos comentários o que você achou dessa ferramenta e assine nossa Newsletter, logo abaixo, para continuar tendo acesso às melhores informações.

Por Carlos Maurício Ferreira, Diretor de Operações de Serviços de TI na Algar Tech.

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!