Categorias

Aprender coisas novas contribui para saúde do cérebro

Estudos no mundo todo comprovam que aprender coisas novas é o melhor recurso pra manter a mente jovem. Expandir o conhecimento é tão importante quanto praticar atividade física. Quando a gente aprende, novas conexões entre os neurônios são criadas e ainda deixamos mais fortes os que já existem. 

O melhor de tudo é que nunca é tarde para aprender coisas novas. Confira algumas dicas do que você pode começar a praticar para exercitar seu cérebro.

1- Aprender um novo idioma

Aprender uma nova língua é sempre desafiador. O esforço colocado nessa tarefa contribui para melhorar a memória e amplia a capacidade de realizar várias tarefas. Alguns estudos mostraram que idosos que aprendem uma segunda língua adiam sintomas de demências em mais de 5 anos, em relação aos que não dominam uma segunda língua.

2- Dançar ou tocar instrumentos

Para aprender a dançar ou tocar um instrumento é preciso ter muita concentração e coordenação. As atividades são ótimas para impulsionar o fluxo de sangue neurológico. As duas atividades contribuem ainda para saúde das articulações.

3-Jogos

Jogar xadrez, brincar de palavra cruzada, dominó, esportes coletivos, são hobbies que contribuem para socialização e melhoram a autoestima. Aprender um jogo novo é uma ótima estratégia para manter a mente sempre em exercício.

4- Cozinhar

Se você nunca foi bom de cozinha ou sabe apenas preparar o básico, que tal aprender novos pratos? Seguir o passo a passo da receita ajuda na concentração, reduz o estresse e melhora o desempenho do cérebro.

Uma coisa é certa, independente da atividade, aprender coisas novas é sempre bom. Identifique o que te deixa mais feliz e não perca tempo. No vídeo abaixo, o filósofo Francisco Bosco fala da vontade que ele tem de aprender tocar um instrumento ou jogar tênis de meta. E a sua meta, qual é?

Gostou?
Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!