Servir é inspirar

A gente acredita que bons conteúdos são inspiradores.
voltar

4 segredos para ser uma pessoa mais paciente

A impaciência traz uma série de consequências, como: estresse, ansiedade, falta de concentração, entre outros problemas

O mundo está cada vez mais agitado. Estamos acostumados a fazer mil coisas e em meio a tantas atividades, uma característica fundamental parece estar em falta: a paciência. A impaciência traz uma série de consequências, como: estresse, ansiedade, falta de concentração, entre outros problemas. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar a você exercitar a paciência e viver com mais tranquilidade.

Autocontrole

Quando perdemos a paciência, perdemos também o controle sob determinada situação. Deixamos sentimentos negativos tomar conta de nós e isso pode gerar consequências graves para nossa vida. Aprender a se controlar é fundamental para exercitar a paciência. Para isso, precisamos prestar atenção no que estamos sentindo e conseguir entender o motivo pelo qual eles se manifestam. Quando ficamos mais atentos a isso, a chance de perder o controle é bem menor.

Pensamento x ação

Quando a gente faz alguma besteira, é comum que a justificativa seja de que agimos sem pensar. Infelizmente, quando isso acontece já é tarde demais: o estrago já foi feito. Dessa forma, é muito importante pensar antes de agir. Como fazer isso? Basta ter em mente que somos responsáveis pelos nossos atos e toda atitude gera uma consequência. Pense nisso!

Cuidado com as reações

Em um momento de raiva, não precisamos reagir. Espere as emoções passarem antes de tomar qualquer atitude. Nenhuma decisão deve ser tomada com a cabeça quente.

O que te faz perder a paciência?

Responder essa pergunta é fundamental para aprendermos a viver com mais tranquilidade. Pode reparar, normalmente, o que nos tira a paz são sempre as mesmas coisas. Identifique o que tira sua paz e pense se é possível reagir a essa situação de forma diferente. Será que é possível fazer algo diante dessa situação? Pode até parecer besteira, mas inspirar e expirar é uma poderosa arma nos momentos de impaciência. Sempre que você perder a paciência, pare o que está fazendo e apenas respire fundo até se acalmar.

Nesse vídeo, a Monja Coen dá algumas umas dicas de como a respiração pode te ajudar:

Gostou do vídeo? Lá no Inspire Fundo tem muito mais. Se inscreva no Canal!