[email protected] uxxZud)RfL@T2!DAOQGuN)er
Categorias

Blog: Como usar a comunicação empresarial a seu favor

Foto de três pessoas conversando em um ambiente de trabalho moderno.

A comunicação empresarial é um item indispensável quando falamos em crescimento sustentável e perenidade. Esse tipo de comunicação pode ser uma vantagem competitiva por diferentes motivos. Ainda, é potencializada pela transformação digital, que tem revolucionado a forma com que marcas e pessoas se comunicam.

Porém, não são todas as empresas que dão a devida atenção à comunicação empresarial. Isso pode trazer prejuízos para uma companhia, como falta de engajamento e ruídos nas comunicações entre empresa e pessoas. Discordâncias entre a imagem que uma companhia quer transmitir e o que colaboradores e público externo veem também podem acontecer.

Para aproveitar todas as possibilidades de crescimento, vamos falar agora sobre o que é e como usar a comunicação empresarial a seu favor. Veja!

O que é comunicação empresarial?

Comunicação empresarial pode ser compreendida como a maneira com a qual uma determinada companhia conversa tanto com seu público interno (colaboradores, fornecedores, parceiros), quanto com o externo (público consumidor, imprensa, empresas clientes).

Assim, existem diferentes maneiras dessa comunicação acontecer. Para o público externo, pode ser por meio da imprensa, e nesse caso a área de assessoria de imprensa é importante. Já para o público interno, comunicados e newsletters são uma das possibilidades, e o RH é um dos principais atores.

Porém, existem formas de falar tanto para o público externo quanto o interno. No caso do employer branding, tanto colaboradores quanto pessoas que não trabalham em uma determinada companhia podem ser impactadas positivamente. Logo, é fundamental que a comunicação empresarial seja vista como algo importante em uma empresa.

Qual a importância dessa comunicação?

A comunicação empresarial é importante porque trata-se da maneira com a qual uma empresa quer falar com seus diferentes públicos. Nesse sentido, qual a mensagem que a sua companhia quer mostrar? Com quem e de que forma ela mostrará isso? Como essa mensagem está alinhada à missão, visão e valores da empresa?

Essas perguntas são respondidas por um bom trabalho de comunicação empresarial. Dessa forma, você consegue falar tudo o que precisa com colaboradores, parceiros e clientes. Ao olhar para dentro de uma empresa, essa estratégia é crucial para manter todos na mesma página.

Fazer isso bem feito evita rumores desagradáveis que podem impactar inclusive a cultura organizacional. Assim, se a comunicação empresarial é bem feita, a cultura organizacional continuará sendo o conjunto de práticas que transmitem os valores da companhia e de seus colaboradores, sem distorções na mensagem transmitida.

Quais os desafios da comunicação empresarial?

Existe uma série de desafios para a comunicação empresarial. Um deles sempre teve relação com um descolamento entre o que uma empresa deseja dizer e o que ela realmente diz. Isso acontece porque, muitas vezes, não existe a preocupação em manter a estratégia de comunicação alinhada com os objetivos da empresa.

Não são raros os casos em que se pensa numa boa mensagem, porém que não está associada à realidade da empresa ou aos seus valores. Por isso, um dos maiores desafios é manter a comunicação empresarial alinhada com os objetivos empresariais.

Além disso, a comunicação está passando por uma revolução. Atualmente, todos se comunicam de alguma forma. Por isso, aumentam os riscos relacionados ao excesso de informação ou mesmo às informações falsas. Boatos ganham proporções gigantescas em um período muito curto, o que desafia a comunicação empresarial.

Qual a relação entre transformação digital e comunicação empresarial?

A transformação digital pode trazer alguns desafios, porém aumenta as possibilidades de as empresas melhorarem a sua comunicação empresarial exponencialmente. Assim, se antes tudo levava mais tempo e trabalho para acontecer, hoje em dia é tudo dinâmico, prático e eficiente.

Se antes a comunicação na empresa era feita exclusivamente por canais tradicionais, como e-mail ou comunicados impressos, hoje em dia ela é multiplataforma e pode acontecer tanto por e-mail quanto por aplicativos de mensagem, redes sociais e outras. Já existem ferramentas que funcionam como redes sociais exclusivas de trabalho, em que todos de uma companhia podem compartilhar informações, imagens e comentários relacionados ao trabalho.

Uma delas é o Workplace, ferramenta interna de comunicação que adotamos no grupo Algar:

Outra mudança causada pela transformação digital na comunicação empresarial é o tempo e o espaço. Por isso, você não precisa mais estar fisicamente no prédio da empresa para falar com seus colegas: pode fazer isso por videoconferência ou por aplicativos de mensagens. Tudo isso traz mais velocidade, praticidade e dinamismo na comunicação empresarial.

Agora que você conhece a importância da comunicação empresarial, confira os problemas mais comuns dessa área e como resolvê-los!

Imagem com o texto "5 problemas de comunicação empresarial mais comuns e como resolvê-los. Leia no blog da Algar Telecom".

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Perdi o emprego, e agora?

Ser demitido não é fácil pra ninguém, porém a longo prazo muitas pessoas acabam descobrindo que a demissão pode ser ter sido positivo para carreira.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!