Servir é fazer gestão responsável

Buscamos evolução contínua em práticas de governança.

Buscamos a evolução contínua do nosso modelo com a inserção de princípios reconhecidos internacionalmente para garantir a perenidade do grupo Algar, a prática do Propósito e dos Valores, o compromisso de servir com agilidade, o desenvolvimento de soluções inovadoras e a superação de resultados capazes de gerar prosperidade a todos os stakeholders.

Somos membros, desde 2010, do Latin American Companies Circle of Corporate Governance, fórum criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela International Financial Corporation (IFC), do Banco Mundial, formado atualmente por 13 empresas líderes latino-americanas, que adotam boas práticas de governança corporativa, a fim de fornecer contribuições do setor privado para o desenvolvimento regional de governança corporativa e compartilhar suas experiências.

Também somos reconhecidos como referência em governança familiar, buscando sempre evoluir as melhores práticas. Fazemos parte do FBN – Family Business Network, fórum criado na Suíça, que congrega companhias de 60 países, onde temos integrantes da família controladora do grupo Algar na presidência do Capítulo Brasil e no Conselho de Administração do FBN International.

Estrutura de governança

Estrutura de governança Algar *clique para ampliar

CONSELHO DE SÓCIOS
Fórum dedicado à estratégia de gestão da propriedade, integrando a governança corporativa e a familiar. Composto por acionistas e descendentes diretos, conta com nove membros.

CONSELHO DE FAMÍLIA
Subordinado ao Conselho de Sócios, é o fórum em que são discutidos os temas de interesse partilhados pela família. Criado em 2002, cabe a ele a gestão do capital humano familiar, composto pela formação, integração, informação e comunicação entre os membros da grande família, a gestão do legado e a promoção do orgulho de pertencimento. A atuação do Conselho de Família está baseada na Constituição da Família Garcia, que define as funções dos membros da família nas três esferas – Família, Propriedade e Trabalho.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Focado em zelar pela perenidade do Grupo – o que inclui decisões estratégicas sobre alocação e retorno de capital, performance, gestão de risco e pessoas –, o Conselho de Administração desenvolve suas atribuições com base na cultura do grupo Algar, objetivando a geração de valor no longo prazo. Prezando a diversidade de perfis, conta com cinco integrantes, sendo dois independentes, sem vínculo com a Companhia ou com a família controladora. Nosso Estatuto estabelece a vedação do acúmulo de cargos executivos e no Conselho.

O funcionamento do Conselho, bem como suas responsabilidades e relacionamentos, está definido em Regimento Interno, conforme recomendações do Código de Boas Práticas de Governança Corporativa (IBGC). Todos os anos o órgão é submetido a avaliação, em três frentes: uma análise do Conselho enquanto colegiado, dos conselheiros, individualmente, e do Presidente do Conselho.

Composição do Conselho de Administração

Luiz Alexandre Garcia
Presidente do conselho

Luiz Alberto Garcia
Presidente de Honra

José Luciano Duarte Penido
Conselheiro independente

Marianna Garcia Malachias Andrade
Conselheira

Eleusa Maria Garcia Melgaço
Conselheira

Silvio José Genesini Júnior
Conselheiro independente

COMITÊ DE AUDITORIA E GESTÃO DE RISCOS

Tem a função de assegurar qualidade, integridade, transparência e credibilidade às divulgações econômico-financeiras, além de ser diligente em relação à política adequada de gestão de riscos corporativos e operacionais, prezando pela efetividade aos processos de auditoria interna e externa, controles internos e cumprimento da legislação aplicável. Para isso, conta com o suporte da área de auditoria interna e dos auditores externos, que se reportam funcionalmente a este comitê e hierarquicamente ao Conselho de Administração. 

AUDITORIA INTERNA
Promove transparência e independência na avaliação dos riscos, controles internos, conformidade com regulamentações, normas, políticas internas e externas. Atua com base em um plano anual definido com o Conselho de Administração a partir dos principais riscos dos negócios. Em caso de não conformidades identificadas, são elaborados e acompanhados planos de ação para as recomendações apresentadas. A Auditoria Interna também atua na coordenação da Comissão de Integridade, órgão colegiado que tem a finalidade de promover o cumprimento e o aprimoramento do Código de Conduta, além de fazer a gestão da Ouvidoria Corporativa. A Ouvidoria é um canal voltado não apenas aos associados, mas também a outros públicos de interesse que queiram reportar fatos e preocupações, ou esclarecer dúvidas sobre práticas e comportamentos relacionados à conduta ética, às políticas internas e ao cumprimento de leis e regulamentos. Os casos relatados são rigorosamente avaliados pela Comissão de Integridade e, quando identificado algum tipo de desvio, são dadas as devidas tratativas.

AUDITORIA EXTERNA
Emite opinião sobre as demonstrações financeiras mediante auditoria conduzida em linha com as normas brasileiras e internacionais. Desde 1988 contamos com essa prática em nosso sistema de governança corporativa.

Documento que busca assegurar o nível mais alto de integridade e ética corporativa, servindo de referência para associados em seus relacionamentos com diferentes públicos, no desempenho de suas funções. Válido para todo o grupo Algar e periodicamente revisado, estabelece os princípios que orientam as relações internas e externas de nossos associados, e deve também ser observado por parceiros, o que inclui terceiros e fornecedores. Conduzido pela Comissão de Integridade, o Programa de Compliance estabelece ações estruturadas para sustentar a prática do Código de Conduta do Grupo Algar bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios que possam ocorrer.

Código de Conduta

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