Estratégia e Criação de Valor

Estratégia e Criação de Valor

crescimento
sustentável

Nossa atuação é pautada em três pilares:
manutenção e proteção da base de
clientes do varejo, aumento do market
share em clientes corporativos e
produtividade

O crescimento sustentável e o comprometimento com os clientes são nossos principais objetivos, seguindo frentes específicas em cada um dos nossos negócios, respeitando as características e estratégias.

No negócio Telecom, o crescimento se intensificou nos últimos dois anos, quando foi refeito o planejamento estratégico de longo prazo e decidido intensificar a expansão nacional. A atuação está pautada em três pilares: manutenção e proteção da base de clientes do varejo, aumento do market share em clientes corporativos e produtividade.

Mais articulada

Em 2014, a área regulatória adotou uma postura mais articuladora em prol dos negócios, sendo proativa em questões que envolvem definições e regras do setor. Isso se faz cada dia mais necessário frente à consolidação do setor, em que a representatividade e os dilemas de uma empresa de nicho são relativos em relação às globais. Entretanto, o cenário favorável à competição, nos coloca em condições de igualdade perante as normas.

Em 2015, concluiremos a segunda fase do programa interno voltado para melhoria da eficiência, que alcançou resultados acima do esperado em seu primeiro ano, 2014, com contribuição de 13% no EBITDA. A aquisição da frequência de 700 MHz, 4G, dará maior competitividade no B2C a partir de 2016, quando desejamos oferecer o serviço efetivamente ao cliente. E, no caso do segmento corporativo, a entrada em novas localidades, a ampliação da oferta para MPE (Micro e Pequenas Empresas) e a construção do cabo submarino, permitirão uma atuação nacional planejada e estratégica.

No negócio Soluções integradas de TIC e BPO, as metas estão pautadas na consolidação da internacionalização, eficiência e rentabilidade dos investimentos realizados. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio de receita foi de 23% ao ano. A expectativa para esse negócio é dobrar de tamanho em cinco anos. Para isso, temos assumido que o caminho é nos tornarmos excepcionais em eficiência operacional e no relacionamento com o cliente.

Em 2014, criamos na Algar Tech uma diretoria especial para aprimorar ainda mais a produtividade, com o desenvolvimento de um modelo inteligente de transfer pricing (métodos de cálculo dos preços dos serviços importados ou exportados entre empresas vinculadas) para viabilizar operações competitivas e maximizar os ganhos da atuação globalizada e investimos no intercâmbio cultural e profissional entre os associados, treinamentos focados em relacionamento e atendimento ao cliente.

A média de tempo dos contratos com clientes dura cerca de cinco anos, mas há inúmeros exemplos de clientes que permanecem com a Algar Tech desde a fundação. Esse relacionamento duradouro e confiança são essenciais quando se analisa que as soluções ofertadas necessitam do nosso acesso à estratégia e atuação do cliente.


Ativos Intangíveis

Os ativos intangíveis representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da empresa. Entre nossos bens que não podem ser monetizados, mas possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, destacamos:

Sustentável e brasileira: a cada dia ganhamos mais notoriedade na área de expansão por ser uma telecom sustentável e 100% brasileira (vide prêmios). Enxergamos isso como resultado do que a Companhia se propôs a ser, refletindo os valores do Grupo e de seu fundador. Pretendemos potencializar essa característica ampliando os esforços de conhecimento da marca com a atuação conjunta do grupo Algar, que possui presença nacional e internacional.

Atendimento: nossos altos índices de satisfação (87% no mercado corporativo) demonstram que nossa estratégia de diferenciação no mercado, voltada para o atendimento eficaz e próximo, é uma vantagem competitiva reconhecida externamente.

Força da marca: pertencente ao grupo Algar, somos a mais antiga concessionária de telefonia do Brasil, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e satisfação do cliente desde sua fundação, em 1954.

Inovação: temos criado tecnologia e desenvolvido plataformas de comunicação com capital intelectual interno, contribuindo, inclusive com o desenvolvimento de tecnologia nacional. Nossas associações com centros de pesquisa, instituições de fomento, cocriação com a comunidade, fornecedores e clientes tem possibilitado o reconhecimento externo e atraído jovens talentos interessados em desenvolvimento. Mais de 50 jovens gênios já foram contratados e treinados pela Algar Telecom.




Prêmios e Reconhecimentos

Algar Telecom

  • Época 360º – 2014 Melhor Administrada no setor de Telecom
  • ISTOÉ Empresa Mais Consciente – 2014 Categoria Governança
  • Prêmio Abrasca Melhor relatório anual – 2014 Categoria "Companhia Aberta – com receita líquida até R$ 3 bilhões"
  • Anuário Telecom 2014 Empresa de Telecomunicações do Ano
  • Anuário Telecom 2014 1º lugar entre as 10 Empresas Mais Rentáveis
  • Anuário Telecom 2014 Destaque do Ano
  • Anuário Telecom 2014 100 Maiores Empresas de Telecom do País
  • Guia Exame de Sustentabilidade – 2014 Empresa modelo no setor de Telecom
  • Época – Great Place to Work – 2014 Entre as melhores para se trabalhar no Brasil
  • IT Midia – Great Place to Work – 2014 Entre as melhores para se trabalhar no Brasil no setor de TI e Telecom
  • Negócios da Comunicação – 2014 Empresas que melhor se comunicam com jornalistas
  • Estado de Minas – Great Place to Work – 2014 15ª colocação no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais
  • Valor Econômico - Valor 1000 - 2014 246ª colocação no ranking As 1000 Maiores - Setor TI/Telecom

Certificações

  • ISO 14001

Algar Mídia

  • Época – Great Place to Work – 2014 25ª colocação no ranking entre 30 Pequenas e Médias Empresas do Brasil
  • Estado de Minas – Great Place to Work – 2014 8º colocação no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais

Algar Tech

  • Premio Nacional de Telesserviços – ABT 2014 06 cases da operação de contact center e 02 de talentos humanos, 04 destaques e Prêmio ABT Garrido – Central de Relacionamento com o Cliente
  • Prêmio ESARH 2014 Case do programa de formação de líderes, reconhecido na modalidade Gestão de Pessoas.
  • Troféu HDI Brasil – 2014 Categorias: "Profissional do Ano", "Melhor Técnico de Campo", "10 anos HDI" e a re-certificação SCC
  • Revista IT MIDIA 2014 95ª colocação no Great Place To Work Tecnologia da Informação
  • Carta Capital – As mais Admiradas do Brasil – 2014 5ª colocação no ranking de Contact Center.
  • Negócios da Comunicação 2014 Empresas que melhor se comunicam com jornalistas – categoria: Tecnologia da Informação
  • Top 200 2014 78ª colocação no Anuário Informática Hoje
  • Cliente SA 2014 Prêmio na categoria Inovação (operação cobrança bancária) e a Melhor Operação BPO com o case Televendas PRC.
  • Revista Apertura Mejores Empleadores 2014 – Argentina 19ª colocação no Ranking Mejores Empleadores
  • XV Prêmio Consumidor Moderno 2014 (categoria/cliente):
    • Automóveis de Luxo (13ª vez) / Mercedes Benz
    • Caminhões (4ª vez) / Mercedes Benz
    • Eletrodomésticos / Electrolux
    • Convergência Fixa Regional / Algar Telecom
    • Convergência Móvel Regional / Algar Telecom

Certificações

  • ISO 20000 e 27001 – 2014
  • Selo de Ética Probare Selo concedido pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), ABRAREC (Associação Brasileira das Relações Empresas Clientes) e ABT (Associação Brasileira de Telesserviços).