A Algar Agro

A Algar Agro

GRI G4 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 13 | 56
Há 36 anos
criando valor

Player de larga escala, atuamos no
mercado de soja desde 1978.



30 anos
estabelecendo negócios baseados na geração mútua de valor

24 mil
hectares em
8 fazendas

10.000
hectares
plantados
safra 13/14

Somos uma empresa brasileira de capital fechado que atua no mercado de soja desde 1978. Pertencemos ao grupo Algar e temos sede administrativa em Uberlândia (MG), e unidades em nove estados brasileiros. Nossa atividade é produzir, processar e comercializar soja e seus derivados nos mercados interno e externo.

Nossa infraestrutura física conta com 30 armazéns localizados estrategicamente próximos às áreas de originação de grãos e duas unidades de processamento de soja. Por meio da Algar Farming atuamos no segmento de commodities agrícolas e pecuária com fazendas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Missão:

  • Contribuir para a melhoria da sociedade por meio do desenvolvimento do agronegócio e de relacionamentos de valor.

Visão:

  • Estar entre as 10 maiores empresas brasileiras do agronegócio até 2020, sendo reconhecida pelos clientes na construção de relações duradouras

Valores:

  • Cliente, nossa razão de existir*
  • Valorização dos talentos humanos
  • Integridade
  • Sustentabilidade
  • Empreendedorismo

(*) Citação do fundador do grupo Algar, Sr. Alexandrino Garcia


Algar Farming

Há mais de 30 anos a agricultura e pecuária fazem parte do nosso negócio, com a subsidiária ABC Agricultura e Pecuária – A&P. Em 2014, atentos ao potencial que enxergamos na agricultura no Brasil, realizamos o spin-off da gestão destes negócios e criamos a Algar Farming. A fazenda Canadá passou a ser a sede administrativa da Empresa, permitindo aos nossos associados mais proximidade com as atividades do setor.

Composta por um conjunto de oito fazendas que totalizam mais de 23 mil hectares, a Algar Farming está presente nos estados de Minas Gerais (Complexo Gaia, Canadá, Santa Maria, Santa Marta), Mato Grosso do Sul (Lapa do Lobo) e Maranhão (Batalha dos Nunes, São Francisco e Porto I). A Empresa atua no plantio e comercialização de grãos, principalmente soja e milho, com área plantada de 10 mil hectares na safra 13/14. O negócio abrange ainda a criação de gado de corte em fazendas em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com plantel em torno de 10 mil cabeças.

Unidade de Porto Franco: ocupa uma área de 200 mil m². Possui localização favorável com convergência de modais rodoviários para ferroviários interligados ao terminal de Itaqui (MA), viabilizando a compra da soja produzida no Mapitopa (Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e nordeste do estado do Mato Grosso), e escoamento de produtos direcionados ao mercado externo. Sua capacidade atual é de 120 mil toneladas de armazenamento de grãos e capacidade diária de processamento de 1,6 mil toneladas de soja.

Unidade de Uberlândia: Localizada em uma área de 406 mil m² no distrito industrial de Uberlândia (MG), Possui capacidade de armazenar 180 mil toneladas de grãos e capacidade diária de processamento de 1,8 mil toneladas de soja. Sede da Empresa, a Unidade de Uberlândia encontra-se em uma região geograficamente privilegiada, considerada o centro do Brasil, com malha viária e ferroviária, recursos naturais e tecnológicos e mão de obra qualificada.

2 complexos industriais (Uberlândia e Porto Franco) para esmagamento, refino e envasamento de óleo de soja, além da produção de farelo de soja e outros derivados.

Localização Estratégica: ambas unidades são geograficamente privilegiadas, com malhas viária e ferroviária, acesso a importantes rodovias e terminais marítimos. Além da abundância de recursos naturais, tecnológicos e mão de obra qualificada.

Sede da Algar Farming: Localizada na Fazenda Canadá, em Uberlândia (MG), a propriedade de 1,7 mil hectares tem uma estrutura física moderna.


Nossa História

1978 Comendador Alexandrino Garcia diversifica os negócios do grupo Algar com aquisição da empresa Fujiwara,
na cidade de Uberlândia/MG, que atuava no segmento de algodão,
com capacidade de esmagamento
de 400 t/dia
1982 Expansão da capacidade de esmagamento para 600 t/dia
1985 Substituição do esmagamento de algodão pelo esmagamento de soja
1989 Nova expansão aumenta a capacidade de esmagamento para 1,2 mil t/dia e dá início às atividades de refinação de 200 t/dia de óleo com envasamento automático
2000 Capacidade de esmagamento
atinge 1,8 mil t/dia
1999 Primeira empresa da América Latina
no segmento de alimentos a obter simultaneamente as certificações de excelência em gestão ambiental
(ISO 14001) e qualidade (ISO 9002)
1996 Capacidade de esmague diário sobe para 1,5 mil toneladas
2001 Investimentos em expansão e aprimoramento do processo de refinaria permitem ampliar produção para 400 t/dia de óleo
2006 O óleo de soja passa a ser envasado em embalagem PET , construção de silo na cidade de Coromandel (MG) e inauguração da Unidade Porto Franco (MA), com capacidade de esmagar 1,6 mil t/dia de soja e estrutura para armazenamento de 60 mil toneladas
2007 Expansões da capacidade
de armazenamento no
Estado do Maranhão, com os
silos em Chapadinha (MA) e
Ilha de Balsas (MA)
2008 Para reforçar o posicionamento de “ser uma empresa nacional com atuação regionalizada”, o óleo de soja ABC passa a se chamar ABC de Minas e o mix de produtos com a marca é ampliado com o lançamento de mais quatro itens: azeite de oliva, óleo composto, extrato e molho de tomate. Aquisição de armazém em Campos Lindos (TO) com capacidade de armazenamento de 50 mil toneladas
2009 Dentro da estratégia de reestruturação de todas as marcas do grupo Algar, a então ABC Inco adota o nome de Algar Agro
2014 Substituição da matriz energética de Porto Franco (MA) de combustível fóssil para uma fonte renovável. Algar Farming, resultado da reestruturação da gestão dos negócios de Agricultura e Pecuária com estrutura independente para produção de commodities agrícolas e criação de gado de corte
2012 Ampliação das operações no Norte e Nordeste, com a inauguração da refinaria na Unidade Porto Franco (MA), com investimentos de R$ 50 milhões. Devido à entrada no mercado Norte e Nordeste, a marca ABC de Minas passa a chamar ABC



Segmentos de Negócio

A Algar Agro utiliza o conceito de “Verticais de Negócios” para definir os aspectos de atuação, de acordo com o posicionamento na cadeia de valor da soja. São quatro verticais de negócios – Agricultura e Pecuária, Grãos, Trading, Produtos e Alimentos –, que abrangem as etapas de produção e originação de soja, esmagamento, refino e envase do óleo, produção de farelo de soja, comercialização da soja e produtos derivados, criação e comercialização de gado de corte.

Legenda
Atuação da Algar Agro





Agricultura e Pecuária

A atividade de plantio de grãos na Algar Farming está concentrada em quatro fazendas do Triângulo Mineiro, com uma área que soma mais de 12 mil hectares. Mais de 70% do total de área plantada, o que equivale a 8,8 mil hectares (safra 2013/2014) destina-se ao cultivo de soja. A área irrigada, alvo de projetos de ampliação nos próximos anos, corresponde a 7%. Quase toda a produção de soja em grãos da safra 2013/2014 foi absorvida pela planta de processamento de Uberlândia (MG) da Algar Agro. Além da produção de soja, temos também o plantio de milho, destinado ao mercado doméstico.

A pecuária de corte, por sua vez, está concentrada na Fazenda Lapa do Lobo, em Paranaíba (MS), com área total de quase 10 mil hectares. São 7,1 mil hectares de pastagens que, ao final de 2014, reunia 10 mil cabeças de gado. As atividades de cria, recria e engorda são voltadas para o mercado doméstico, totalizando mais de 25 mil arrobas comercializadas em 2014.

Grãos

Em um processo que envolve desde a aquisição até a destinação de grãos (processamento ou venda para os mercados externo ou interno), o mercado exige um relacionamento sustentável com os produtores rurais parceiros, muito além de uma mera relação de compra e venda. Os agentes de campo, estrategicamente distribuídos nas principais regiões produtoras de soja do país, trabalham como gestores de soluções, dando suporte aos produtores rurais e permitindo que eles se dediquem mais intensamente à produção propriamente dita.

Trading

Suporta as operações comerciais da companhia com a precificação de soja, é responsável pelo gerenciamento das exposições de risco de preços e fecha o elo da cadeia de negócio com a negociação das exportações no mercado internacional.


Produtos e Alimentos:

Nutrição Animal

Processa e comercializa o farelo de soja e derivados. São duas unidades de processamento, uma em Uberlândia (MG) e outra em Porto Franco (MA), que abastecem o mercado interno nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e também o mercado externo. Além do bom relacionamento com o produtor rural, temos no farelo de soja, com a marca RaçaFort, um diferencial competitivo, pela oferta de um produto de qualidade, fabricado com alta tecnologia.

Alimentos

Com duas plantas industriais de refino e envase com tecnologia de ponta, a Algar Agro produz o óleo de soja ABC nas cidades de Uberlândia (MG) e Porto Franco (MA), com distribuição em 14 estados brasileiros. Como a primeira produtora de óleo de soja no estado do Maranhão, a Algar Agro vem conquistando espaço no mercado do Norte e Nordeste, se tornando uma importante fomentadora do desenvolvimento na região.

Além disso, consolida cada vez mais sua marca como a líder de mercado em Minas Gerais e 5ª colocada no mercado nacional, segundo a revista SuperHiper (Abras) Há ainda o mix de produtos ABC, composto por azeite extra virgem, extrato e molho de tomate. Todos produzidos com alto padrão de qualidade.