Voltar

Um sistema de iluminação inteligente e econômico

O projeto trabalha a iluminação pública, permitindo desligar, aumentar e reduzir a intensidade de uma lâmpada específica.

04 de agosto de 2017 / Por: Redação

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou que em janeiro deste ano o consumo de energia no Brasil totalizou 39.308 gigawatts-hora (GWh), um volume 2,8% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é uma péssima notícia em um cenário onde temos grande preocupação ambiental e várias opções de fontes de energia natural.

Para ajudar a virar esse jogo, uma startup brasileira está desenvolvendo um sistema capaz de controlar toda a iluminação de uma cidade – diminuindo o consumo de energia elétrica.

Hoje a iluminação pública funciona com lâmpadas que não são interconectadas, de monitoramento manual. Assim, não tem como saber se uma luminária está queimada, a menos que alguém avise o departamento de iluminação da cidade.

No projeto da Desh Tecnologia as luminárias funcionam com sensores ópticos, que captam se há claridade natural, fazendo as luzes apagarem ou acenderem (e, assim, economizar muita energia!). O sistema permite também o controle individual sobre cada lâmpada, assim como o monitoramento para saber se alguma está queimada, ligada ou desligada.

“É possível, por exemplo, diminuir a intensidade de luz durante a madrugada, para economizar energia, mas aumentar automaticamente quando houver um veículo ou pedestre transitando", explica Douglas Ribas, um dos idealizadores.

E a iniciativa se estende a outros dispositivos: “Uma vez que há uma rede intranet sem fio cobrindo toda uma cidade, é possível aproveitá-la para outros serviços como controle de semáforos, medição de sistemas de energia, água, gás, segurança etc”, afirmou Douglas.

O projeto foi selecionado pela Fapesp no Programa PIPE/PAPPE para ser financiado e desenvolvido nos próximos 18 meses e tem previsão para ser lançado no mercado em 2019.

ENERGIA SOLAR

Deixar o mundo mais sustentável também é uma das preocupações da Algar. A Alsol Energias Renováveis é uma empresa acelerada pelo Grupo, que possui expertise em sistemas fotovoltaicos e soluções hibridas de energia. Conheça mais!

Fonte: As coisas mais incríveis do mundo