Voltar

Supermercado troca lixo reciclável por alimento

E o que é melhor: isso acontece no Brasil! Uma iniciativa que ajuda a população e o meio ambiente.

27 de julho de 2017 / Por: Redação

Para quem diz que o Acre não existe: ele existe SIM e está muito à frente de vários Estados quando o assunto é sustentabilidade.

A comunidade de Marechal Thaumaturgo ganhou um supermercado onde é possível trocar resíduos recicláveis por alimentos. Sim! O lixo que muitas vezes é jogado fora, pode encher a geladeira da população e ainda traz uma bela ajuda para o meio ambiente.

No TrocTroc os clientes levam materiais como latas de alumínio e lacres de garrafas plásticas, e saem com qualquer produto vendido pelo estabelecimento – que possui prateleiras repletas de arroz, feijão, grãos, frutas, legumes e verduras. Como um dos objetivos é valorizar o comércio local, esses produtos são nativos da região.

O quilo do material reciclável vale R$0,50 em compras e, se o cliente levá-los já limpos e amassados, ganha um bônus de 20%. Depois de trocados, os resíduos vão para Rio Branco para serem reciclados e os recursos gerados voltam como investimento para a Marechal Thaumaturgo.

E tem mais um detalhe: o supermercado fica aos cuidados de membros da tribo Ashaninka. Isso não é por acaso e você vai entender quando souber de onde veio essa ideia.

SOBRE A INICIATIVA

O TrocTroc foi uma iniciativa de Benki Pianco, chefe espiritual da tribo Ashaninka, juntamente com a House of Indians Foundation,entidade internacional que luta pelo respeito e preservação da cultura e espiritualidade indígena.

“O mais rico desse processo é que além da coleta, você gera educação, economia, e menos gastos na limpeza da cidade. Eu, como prefeito, vejo isso com uma iniciativa inédita e revolucionaria”.
Isaac Piyãko – Prefeito de Marechal Thaumaturgo

São iniciativas como essas que nos dão muito orgulho do nosso País. Imagina quantas pessoas em situação de vulnerabilidade seriam ajudadas com um supermercado desse em cada canto? Vamos nos inspirar!

Fonte: Hypeness