Voltar

Primeiro trem do mundo movido 100% a energia solar

Ele já começou a funcionar e é um sucesso! Nos primeiros 19 dias, transportou 10 mil pessoas.

23 de fevereiro de 2018 / Por: Redação

Imagina poder passear em uma locomotiva dos anos 70 que não usa combustível. Lá na Austrália, isso é possível. Estamos falando do primeiro trem do mundo movido a energia solar, um modelo restaurado pela Byron Bay Railroad Company.

A novidade, destinada ao turismo, foi inaugurada em dezembro de 2017, com serviço parcial. Em janeiro de 2018 o trem já começou a funcionar com serviço total e é um sucesso! Nos primeiros 19 dias, ele transportou 10 mil pessoas.

Com autonomia de até 15 viagens, a rota que o trem faz é de 3km, entre as estações de North Beach e Byron Beach, em New South Wales. A capacidade de passageiros é de cem pessoas sentadas e espaço adicional para viajantes em pé, bagagens, motos e pranchas.

A ideia inicial era de um trem vintage movido a diesel, mas, segundo a companhia, com desenvolvimento acelerado da tecnologia, a energia solar tornou-se "tecnicamente viável".


COMO FUNCIONA

O trem possui painéis solares projetados em seu telhado. Combinados com a matriz solar, eles geram a energia que movimenta a locomotiva e carrega o sistema de baterias.

Para equilibrar o consumo, a locomotiva opera com uma quantidade mínima de energia durante toda a viagem, uma vez que a pista é nivelada e tem apenas uma pequena curva.

Apesar ser movido a energia solar, o trem permanece com um dos dois motores a diesel tradicional de fábrica (o NT855 da Cummins, como um motor de queima limpa). Mas calma, esse motor serve apenas para dar peso e equilíbrio e ser uma opção em caso de emergência, como pane elétrica.

OS VALORES

A Byron Bay Railroad Company gastou US$ 4 milhões para entrar em operação, incluindo US$ 1,8 milhão para restaurar os trilhos e reconstruir a ponte sobre Belongil Creek. Mais US $ 1 milhão foi gasto nas duas plataformas e galpão de trem, como $ 750 mil na restauração do trem e sua conversão para energia solar.

A tarifa para uma viagem de ida é de US $ 3 para pessoas maiores de 14 anos, US $ 2 crianças de 6 a 13 anos e gratuita para crianças até cinco anos.

Fonte: CETESB I Catraca Livre I Hypeness