Voltar

Máquina transforma resíduos em adubo, em apenas 3h

A favor do meio ambiente, o produto é sucesso em vários países do mundo e chega ao Brasil com a intenção de revolucionar o processo de compostagem.

15 de setembro de 2017 / Por: Redação

Estamos cada vez mais conscientes em relação à sustentabilidade. Hoje, mudamos nossos hábitos e criamos soluções em busca de um planeta mais saudável. A boa notícia é que, além de entender essa necessidade de preservação, também temos uma grande aliada a nosso favor: a tecnologia.

Um exemplo disso é a invenção da SmartCara. Reconhecida e premiada, a empresa criou uma composteira elétrica capaz de transformar lixo orgânico em adubo, em apenas três horas. E ela chegou recentemente ao Brasil.

Acelerando 50 vezes um processo que pode durar semanas para acontecer naturalmente, essa novidade vem com o intuito de dinamizar todo o processo e facilitar a vida para os usuários.

“Os restos de lixo orgânico hoje são responsáveis por aumentar o aquecimento global com a geração de gás metano, além de poluir aterros, reservas de água subterrâneas e o oceano. Com o sistema da SmartCara estes resíduos podem ser eliminados, reduzindo em até 90% o volume de lixo orgânico proveniente de alimentos no planeta”, afirma Hissao Horii, Diretor de Marketing da empresa coreana SmartCara.

A máquina tritura e desidrata todo tipo de alimento, desde cascas de frutas até ossos de frango, sem nenhum ruído. No final, ela entrega um farelo fino e sem odor, que pode ser facilmente usado na horta de casa.

O produto da compostagem também serve como combustível sólido em usinas, no lugar de madeiras ou carvão, resultando em mais benefícios para o meio ambiente: energia renovável, redução de emissão de gases do efeito estufa e a melhora de nutrientes do solo.

E a praticidade não fica para traz, pois a composteira pode ser instalada em qualquer lugar, basta uma simples tomada para que ela funcione perfeitamente.

Esse é o resultado de um trabalho de décadas de estudos e pesquisas, que recebeu prêmios internacionais e já ganhou mercados como o coreano, canadense, norte-americano e europeu.

A empresa está desenvolvendo versões maiores do produto, para uso em restaurantes e praças de alimentação de shopping centers. E, no site, a composteira doméstica é anunciada por R$2.300,00.

Fonte: Pensamento Verde I As coisas mais incríveis do mundo