Voltar

Iate irá recolher 5 toneladas de plástico dos oceanos

Detalhe: serão 5 toneladas por dia! O projeto foi idealizado por um ex-pescador e promete grandes avanços para preservação marítima.

25 de setembro de 2017 / Por: Redação

Ao ler a palavra “bilionário”, muita gente já imagina um jovem rico, curtindo a praia com abundância. Bom, com Kjell Inge Røkke não é assim. O empresário norueguês decidiu viver esse cenário de fortuna e iates de um jeito bem diferente, gastando grande parte da sua riqueza para construir a embarcação Research Expedition Vessel (REV), projetada para recolher cinco toneladas de plástico dos oceanos todos os dias.

Antes de entender como funciona esse projeto, vamos conhecer um pouco a história do empresário que teve essa admirável iniciativa. Røkke não nasceu rico nem veio de uma família abastada. Antes de se tornar dono de quase 67% da frota marítima do conglomerado financeiro Aker ASA e atingir uma fortuna de aproximadamente 3 bilhões de dólares, Kjell era um pescador. Assim, todo seu trabalho e suas conquistas ele deve ao mar – e é por isso que agora ele decidiu retribuir.

“Eu desejo devolver à sociedade parte do que ela me deu. Este barco será uma parte… o mar cobre 70% da Terra e uma boa parte não é investigada”.


Nas imagens: projeto REV / empresário Kjell Inge Røkke  


Agora vamos ao REV! Com 181 metros, o iate será construído pela empresa VARD e projetado por Espen Oeino, um conhecido designer de iates. Equipado com laboratório, auditório, veículos subaquáticos e drones, a embarcação terá também diversos sistemas para causar o menor impacto ambiental possível.

O maior iate do mundo irá acomodar 60 cientistas e investigadores marinhos, e 40 membros de tripulação, que irão estudar as mudanças climáticas, a pesca excessiva, a poluição plástica e a extração. A proposta é que ele funcione como uma embarcação expedicionária de pesquisa e esteja funcionando em sua capacidade total em 2020.

Fonte: Razões para acreditar I Hypeness