Voltar

Conheça o Eco Cooler: o ar condicionado caseiro

O projeto resfria temperatura em até 5ºC e foi o primeiro ar condicionado livre de eletricidade do mundo.

19 de maio de 2017 / Por: Redação

O calor não incomoda só o Brasil! Em vários lugares do mundo, a população sofre com altas temperaturas. Em Bangladesh, onde muitas pessoas não têm condições para comprar um ar condicionado, foi desenvolvido um sistema de refrigeração inteligente que não consome energia elétrica.

O Eco Coole, desenvolvido por Ashis Paul, criou o sistema com materiais que são descartados diariamente no lixo: garrafas de plástico vazias e papelão. O projeto resfria temperatura em até 5ºC e foi o primeiro ar condicionado livre de eletricidade do mundo.

COMO FAZER

Qualquer pessoa pode construir seu próprio Eco Cooler! O método de construção é bem prático: uma placa de papelão firme é cortada em tamanho que encaixe na janela de sua casa e, então, são feitos furos circulares para colocar as garrafas de plástico de 2 litros. Estas garrafas vazias são partidas ao meio. Aproveita-se a metade da boca, em forma de funil, de cada garrafa. Estes funis devem ser instalados na placa, como ilustra a figura acima. Feito isso, basta apenas instalar a placa em sua janela e aproveitar as melhorias na ventilação do ambiente.