Voltar

Aparelho transforma umidade do ar em água potável

Utilizando somente a luz solar, a tecnologia é capaz de produzir 2,8 litros de água por quilograma de MOF-801 (material utilizado).

05 de junho de 2017 / Por: Redação

Foi criado, nos Estados Unidos, um aparelho que coleta a umidade do ar e a deposita em um recipiente na forma de água portável, utilizando somente a luz solar.

Sem precisar de nenhuma entrada adicional de energia, o dispositivo funcionou de forma eficiente até com níveis de umidade menores, como nas regiões mais secas do mundo.

O APARELHO

Esse dispositivo que captura a umidade atmosférica utiliza um material extremamente permeável, chamado de MOF - sigla em inglês para estrutura metal-orgânica.

O MOF-801, absorve a umidade do ar em sua própria estrutura. Depois, o calor solar é usado para liberar a água, que é então armazenada em um condensador.

O aparelho funcionou com sucesso em um ambiente natural, ao ar livre, no teto do laboratório. Testes em uma câmara controlada mostraram que ele produz 2,8 litros de água potável por quilograma de MOF-801, em um período de 12 horas sob luz do dia, com níveis de umidade relativa de apenas 20%.

O MEIO AMBIENTE AGRADECE

Dois terços da população mundial enfrenta escassez de água, mas ela está presente em abundância no ar: estimativas indicam que há cerca de 13.000 trilhões de litros de água na forma de umidade na atmosfera terrestre. Isso quer dizer que esse aparelho tem muito a contribuir com o meio ambiente e com o mundo.

Fonte: Inovação Tecnológica