Voltar

Saiba como vencer a auto sabotagem

O primeiro passo é identificar quando ela se manifesta

11 de julho de 2018 / Por: Redação


A gente traça uma meta e pensa: dessa vez eu vou conseguir. Aí do nada a motivação vai embora e começa um processo de auto sabotagem. Mas, o que é essa tal de auto sabotagem? É quando nós mesmos contribuímos, inconscientemente, para minar nossos planos.

Mas, se a auto sabotagem é inconsciente, como podemos conseguir controla-la? O primeiro passo é identificar quando ela se manifesta. Por exemplo: traçamos uma meta e tudo está indo bem. De repente jogamos tudo pro alto por conta de algum comportamento Isso e o que chamamos de armadilha inconsciente.

Todo mundo passa por isso, a monja Coen compartilhou no Canal Inspire Fundo suas dificuldades para conseguir atingir suas metas. Vale a pena conferir!


Confira algumas características pessoais que podem nos ajudar a identificar a auto sabotagem.

•Ser muito crítico: pessoas que nunca estão satisfeitas com os resultados convivem com uma voz negativa na mente que sempre critica.

•Perfeccionismo: exigir muita perfeição consigo e com os outros não é nada bom pra nossa saúde mental. Os perfeccionistas nunca encontram as condições ideais para começar a agir. Como nada é perfeito, eles nunca agem.

•Não saber dizer não: quem não sabe dizer não acaba abrindo mão dos seus objetivos em prol de ajudar o próximo.

•Executor ao extremo: pessoas que só querem saber de trabalhar e nunca encontram tempo para a vida pessoal.

•Vítimas: gente que nunca assume a auto responsabilidade e tudo que acontece é culpa do outro

•Medo do Sucesso: encara o sucesso como algo que para conquista-lo é preciso de muito sacrifício pessoal.

•Medo do fracasso: pessoas que têm muito medo de falhar e nem sequer tentam fazer algo novo.

•Procrastinação: todas as ações pra conseguir atingir as metas são adiadas. A procrastinação está sempre relacionada ao medo, seja da crítica, do fracasso ou do sucesso.

E por qual motivo caiamos na armadilha da auto sabotagem? A Programação Neurolinguista parte do pressuposto de que a auto sabotagem acontece, pois estamos sempre querendo nos proteger de algo. A auto sabotagem só é percebida quando o estrago já foi feito. Muitas vezes, nem percebemos esses pensamentos inconscientes que se tornam um ciclo repleto de emoções negativas como: medo, perda, culpa e raiva.

Mas, como conseguir escapar desse ciclo? A melhor forma é refletir sobre nossos pensamentos e identificar quais são aqueles que nos prejudicam. A gente sabe que isso não é simples, mas essas dicas podem ajudar:

•Invista em autoconhecimento.

•Procure conhecer seus principais pontos fortes.

•Identifique seus pontos fracos e busque ajuda para começar uma mudança.

•Passe a celebrar pequenas conquistas.

Quando a gente começa a entender melhor nossas emoções e identificar o que causa desconforto, fica mais fácil vencer a auto sabotagem e assim conseguimos encontrar nossa melhor versão.

Pra começar a se autoconhecer, que tal se inscrever no Canal Inspire Fundo e acompanhar nossos vídeos que vão te ajudar a observar o mundo sob diferentes perspectivas.