Voltar

Quer melhorar sua memória? Dê uma pausa

Nada de checar mensagens no telefone ou ler e-mails

17 de dezembro de 2018 / Por: Redação

Ao contrário do que se imagina concentrar muito tempo em algo não vai aumentar a nossa capacidade de guardar algo na memória. O que pode ser mais poderoso para nos ajudar nisso é não fazer nada. É sério!

Segundo os cientistas, ficar em um ambiente escuro de 10 a 15 minutos em silêncio não fazendo absolutamente nada pode contribuir muito para melhorar nossa memória. Por isso, uma das principais dicas é: dê uma pausa e evite qualquer interferência durante esses momentos. Nada de checar mensagens no telefone ou ler e-mails. A ordem é ficar sem fazer nada mesmo.

Mas, porque esse tempo de repouso é tão importante? Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas os estudiosos já descobriram que a solidificação da memória não acontece apenas enquanto dormimos, como se acreditava antes. Vários estudos comprovam que essa solidificação acontece também durante esses períodos de pausa.

Além do repouso, você pode fazer as seguintes ações para melhorar a memória:

1.Brincar com jogos de memória e palavras cruzadas

2.Anotar as tarefas mais importantes do dia que precisam ser cumpridas e deixá-las à vista

3.Consumir bebidas com cafeína para ficar alerta, alguns estudos afirmam que a substancia facilita a captação da memória

4.Manter o sono em dia, fazer atividades físicas regulares e cuidar da alimentação. Tomate, ovo, leite, trigo e nozes são alguns alimentos que ajudam a melhores a memória.

5.Meditar é sem dúvida, algo que contribui não só para melhorar a memória, mas para amenizar sintomas de ansiedade e depressão. Confira o vídeo que a monja Coen conta como foi a primeira vez que ela utilizou a técnica a favor do seu bem-estar: