Voltar

Dicas para conviver e tratar a depressão masculina

Maioria dos homens demora pra procurar ajuda, o que pode agravar o quadro

14 de novembro de 2018 / Por: Redação

A depressão é considerada um mal do século. No Brasil, há estimativa é que mais de 10 milhões de homens sofrem com o problema, mas a maioria demora pra admitir que tem a doença e pra procurar ajuda.

Só pra se ter uma ideia, as chances de suicídio entre os homens é 4 vezes maior do que entre as mulheres. Mas o que fazer para vencer a depressão? Essa não é uma resposta simples e nem fácil. O primeiro passo é encarar o problema e buscar ajuda. Confira algumas iniciativas importantes para vencer esse período difícil:

·Não se culpe por ter a doença. Ter depressão é algo natural, faz parte da evolução do ser humano. Encare o problema de frente, procurar auxilio de profissionais para ajudar a superar a doença é fundamental.

·Entenda que não existe uma solução mágica pra curar a depressão. Mesmo que você tome um medicamento altamente eficaz é precisa fazer acompanhamento com um psicólogo para que ele te ajude a promover uma mudança de mentalidade.

·A atividade física é fundamental para te ajudar nesse momento. Já foi comprovado que a prática de exercícios físicos libera endorfina, um hormônio que age diretamente em nosso estado de humor. Além disso, malhar aumenta a autoconfiança, disciplina e força de vontade.

·Desligue um pouco das redes sociais e aparelhos eletrônicos e procure ter mais momentos de lazer com a família e amigos.

·Verifique o nível de testosterona. Quando os níveis desse hormônio estão muito baixos, o risco de aumentar a depressão é maior.

Quer saber mais sobre a depressão? Assista esse vídeo com o filósofo Francisco Bosco: