Voltar

Construa uma relação de confiança com seu filho

A gente pisca e nossos filhos já são adolescentes. Uma fase repleta de desafios e quando eles tendem a se afastar dos pais

13 de junho de 2018 / Por: Redação

O tempo passa muito rápido mesmo. A gente pisca e nossos filhos já são adolescentes. Uma fase repleta de desafios e quando eles tendem a se afastar do dos pais. Nesse momento, eles descobrem sua individualidade e acreditam que podem caminhar sozinhos.

Apesar deles quererem o contrário, nessa fase devemos estar ainda mais próximos dos nossos filhos. Construir uma ponte de confiança com eles. A monja Coen falou um pouco sobre isso lá no Inspire Fundo. Aperte o play e confira: 


Nosso grande desafio é como lidar com esse novo comportamento dos nossos filhos, causado por pensamentos, sentimentos desconhecidos e alterações hormonais. Muitos pais começam a investigar demais a vida dos filhos e acabam invadindo a privacidade deles. Esse tipo de ação só piora o relacionamento com eles. Ao invés de construir a ponte acabam destruindo a confiança dos filhos.

É muito importante tentar entender o comportamento dos adolescentes, sempre com diálogo, nunca com críticas ou julgamentos. Quando o relacionamento com os pais é aberto, a dos jovens é ter mais confiança para se abrir com os mais velhos. Mas, não se esqueça, muitas coisas, os filhos só vão contar para os amigos. Alguns assuntos eles vão conversar apenas com os amigos e isso precisa ser respeitado.

Quando se fala em dar liberdade, não significa que devemos deixar os jovens soltos ou não se preocupar. Precisamos observar sempre o comportamento deles. Mudanças bruscas merecem atenção. Outro ponto importante é não perder a autoridade. Os papeis precisam ser claros, os pais precisam ter autoridade sobre os filhos. O adolescente não pode ter espaço para questionar nossa autoridade.

Por fim, é importante confiar na educação dada na infância. Valores como moral, honestidade e reponsabilidade não são esquecidos. É isso que os nossos filhos vão carregar pra sempre e sem dúvida a maior herança que podemos deixar pra eles.

Assuntos como esse, você encontra lá no Inspire Fundo. Canal criado pelo Grupo Algar para te ajudar a se tornar ainda melhor. Vai lá conferir nossos vídeos e não se esqueça de se inscrever no Canal Inspire Fundo.