Voltar

A importância da atividade física no combate a depressão e ansiedade

Exercício físico libera endorfina, substancia responsável pela sensação de bem-estar

05 de setembro de 2018 / Por: Redação

É quase sempre assim: a gente chega na academia desanimado e sai de lá com uma disposição melhor. Esse sentimento tem uma explicação, o exercício físico libera endorfina, substancia responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, ela diminui a produção de cortisol. Podemos dizer que a atividade física funciona como um ótimo remédio para aliviar os sintomas da depressão e ansiedade. 

Mas para fazer efeito é preciso ter disciplina e fazer exercício no mínimo 3 vezes por semana, pelo menos meia hora por dia. Você pode estar pensando agora, mas quem sofre com os sintomas da depressão não tem animo nem pra sair de casa, imagine ir para academia. Pois é, nessas horas é muito complicado, a depressão é uma doença muito séria e pra vencê-la é preciso receber ajuda de uma equipe de profissionais, além de psicólogos, psiquiatras, uma boa opção é contratar um personal trainner, que irá preparar um treino personalizado e ainda contribuir na motivação.

Só pra se ter uma ideia sobre a importância do exercício, uma pesquisa com um grupo de pacientes que tomam antidepressivo mostrou que 80% deles disseram melhorar os sintomas da depressão ou ansiedade logo após a atividade.

No canal Inspire Fundo o filósofo Francisco Bosco gravou um vídeo falando sobre a depressão. Dê o play pra conferir!


Ah! E a monja Coen falou sobre a ansiedade. Veja