Voltar

8 dicas para vencer o medo

Aprenda a vencer esse sentimento e saia mais fortalecido das situações

03 de dezembro de 2018 / Por: Redação

O medo faz parte da vida de todos nós. Ele é muito importante para nossa proteção, porém, quando ele se manifesta em excesso pode nos paralisar e causar muito sofrimento. Mas, saiba que é possível vencê-lo e sair das situações de medo ainda mais fortalecido.

Confira algumas dicas para vencer o medo:

1.Tome consciência de que você não é seu medo. Todos seus pensamentos criados por ele, não são a realidade.

2.Procure identificar o que de fato te assombra. Perceba o que você sente quando entra em contato com o seu medo.

3.A hipnose é uma excelente técnica para vencer o medo. Com ela, é possível reprogramar os pensamentos e excluir crenças negativas. A técnica vai te ajudar a se relacionar com o medo de forma diferente.

4.Toda vez que você sentir medo, mude o foco do pensamento para algo que faz você se sentir grato por estar aqui. Por exemplo: tenho medo de apresentar uma ideia nova ao meu chefe, mas que bom que tenho a oportunidade de estar nessa empresa, nesse cargo, de ser uma pessoa criativa.

5.Fale sobre seus medos. Exteriorizar os medos vai te ajudar a ver que ele nem é tão assustador assim. De preferência, procure ajuda de um psicólogo, ele vai te ajudar a lidar com esses sentimentos.

6.Sabe aquela frase: vá em frente e se der medo, vai com medo mesmo? Pois é, a melhor forma de vencer os medos é enfrentando-os. Isso pode parecer difícil quando estamos diante de uma crise, mas tente ir vencendo aos poucos esse sentimento.

7.Não tente controlar o medo. Tenha em mente que ele pode aparecer sim, mas o medo é apenas um pensamento. E pensamentos vêm e vão. Deixe ele vir, não lute contra, quando mais você lutar, mais ansioso vai ficar. Quando a gente não luta contra o medo tentando controlá-lo ele vai embora do mesmo jeito que chegou.

8.Por fim, inspire e expire com calma. A respiração é sua grande aliada.

A monja Coen fala sobre isso nesse vídeo. Confira!