Voltar

6 dicas para te ajudar a ser organizar financeiramente

É comum em algumas fases da vida a gente se enrolar com as contas, mas é importante aprender com os erros e aprender a gerenciar o nosso dinheiro

30 de julho de 2018 / Por: Redação

Não é nada bom ter dívidas não é mesmo? O estresse causado pela falta de dinheiro pode comprometer o ambiente familiar, diminuir nosso rendimento no trabalho e contribuir para o aparecimento de doenças de origem emocional.

É comum em algumas fases da vida a gente se enrolar com as contas, mas é importante aprender com os erros e aprender a gerenciar o nosso dinheiro. Confira algumas dicas para você conseguir economizar e ainda fazer um pé de meia.

•O primeiro passo é criar uma planilha de contas ou baixar algum aplicativo de celular que permite fazer uma análise dos gatos. Ter uma visão de tudo que você está gastando e recebendo é a uma forma de verificar as despesas que podem ser cortadas e quais setores é possível minimizar os gastos.

•Para conseguir identificar quais gastos são realmente essenciais, faça uma lista com prioridades. Com isso, será possível verificar também as contas que podem ser adiadas e o que deve ser pago com urgência. Pelo menos, até você conseguir se controlar financeiramente.

•Ficou enrolado, por causa de uma viagem que fez com a família? Saiba que você não precisa deixar de viver pra poder realizar seus sonhos ao lado das pessoas que gosta. Mas pra poder fazer isso é preciso se planejar. Planejamento é tudo para uma boa gestão financeira. Visualize seus sonhos e coloque no papel quanto você precisará economizar para poder conquista-lo.

•Estipule metas para conseguir pagar todas as dívidas. Não compre nada por impulso. Para conseguir superar um momento de crise financeira é preciso ter disciplina e organização.

•Depois de conseguir pagar todas as dívidas, é hora de investir. No mercado, há ótimas opções de investimento e você pode encontrar todas informações sobre eles em canais do Youtube, blogs e sites especializados.

•Faça o seu dinheiro trabalhar pra você. Como já falamos, você não precisa e nem deve deixar de usufruir a vida do lado das pessoas que ama. Depois de colocar todas as contas em dia, você pode perceber que o dinheiro não é suficiente para desfrutar de todos os prazeres da vida. Mas, o seu trabalho não precisa ser a sua única fonte de renda. Você pode encontrar outas formas de ganhar dinheiro e o escritor Fernando Mesquita fala isso nesse vídeo. Vale a pena assistir!



Gostou das dicas do Fernando Mesquita? No Canal Inspire Fundo tem muito mais. Inscreva-se no canal.