Voltar

5 dicas pra te ajudar a parar de se preocupar antes da hora

A gente se preocupa com o futuro e muitas vezes até esquece de viver o hoje

26 de outubro de 2018 / Por: Redação

Quem de nós já não se preocupou com alguma coisa antes da hora? A gente se preocupa com o futuro e muitas vezes até esquece de viver o hoje. Passamos boa tarde do tempo preocupados com coisas que não aconteceram e talvez nunca vão acontecer. 

Esses pensamentos são muito difíceis de serem controlados e na maioria das vezes causa muito sofrimento. Mas podemos amenizar essas preocupações com alguns cuidados:

1.Quando essas preocupações aparecerem, busque desviar o foco desses pensamentos. Pedir pra você não pensar nelas é algo inútil, pois quando mais tentamos fugir dos pensamentos, mas fortes eles ficam. Então tenha em mente que pensamentos são como nuvens, eles veem e passam, basta a gente desviar a atenção e procurar fazer outras atividades enquanto eles estão tentando nos dominar.

2.Procure analisar os fatos racionalmente. Se pergunte: será que esse é um motivo que preciso me preocupar de fato? Eu consigo controlar o que está por vir? Na maioria das vezes não. Então, por que se preocupar?

3.Exteriorize suas preocupações. Converse com alguém sobre elas. Não fique guardando os pensamentos só pra você, às vezes, a outra pessoa vai te ajudar a enxergar um lado que você não estava vendo. De preferência, converse com um psicólogo. Esse profissional é o mais indicado pra te ajudar a vencer esses pensamentos intrusivos.

4.Seja uma pessoa organizada. Quando mais você organiza sua vida, menos motivos você terá para se preocupar com suas tarefas e atividades do dia a dia.

5.Por fim, inspire e expire. Faça meditação. Essa técnica já foi comprovada cientificamente de que ajuda a combater a ansiedade e a depressão. 10 minutinhos por dia são suficientes. Veja o que a Monja Coen fala sobre o assunto: