Voltar

5 dicas para te ajudar a identificar se você está no caminho certo na carreira

A importância do autoconhecimento na vida profissional e pessoal

18 de julho de 2018 / Por: Redação

Está tudo caminhando bem no trabalho, mas apesar da estabilidade, às vezes, bate aquela dúvida sobre estar na carreira certa. Se liga em algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento não é importante apenas para vida pessoal. Quando nos conhecemos melhor, é possível responder várias questões do âmbito profissional. Procure se preguntar quem você é. Será que gosta de liderar, servir, inspirar, relacionar-se? Um bom coach ou terapeuta podem ajudar muito nessas horas. Se for preciso, não tenha medo de procurar. Vale muito à pena!

2.Reavalie suas metas para alcançar seu objetivo

Você deve ter um objetivo profissional, certo? A partir dele, deve ter traçado algumas metas. Avalie quais você conseguiu cumprir, quais deixou no meio do caminho e o que te fez desistir delas.

Depois de reavaliar, verifique se você estava certo do seu objetivo e procure traçar metas alcançáveis. Comece com as mais simples e aos poucos aumente o grau de dificuldade. Lá no canal Inspire Fundo, tem diversos vídeos falando sobre Metas. Um deles, é esse do escritor Fernando Mesquita. Confira!


3. Motivação para aprender coisas novas

Estar sempre atento às novidades da sua área é um ótimo sinal de que você está motivado a continuar nessa carreira e deseja crescer cada vez mais nela. Os assuntos relacionados a sua área de atuação ainda fazem seu olho brilhar?

4. Definição de sucesso

O que é sucesso pra você? Responda essa pergunta sem julgamentos. Sucesso é ganhar muito dinheiro? Ou é fazer o que gosta ganhando o suficiente para viver? Veja se suas respostas condizem com o caminho que está trilhando.

5. O que você quer deixar como marca neste mundo?

Pense na forma que você gostaria de ser lembrado quando partir desse mundo. Por exemplo: um alguém que sabia ganhar dinheiro, uma pessoa que soube educar os filhos, uma pessoa de sucesso. Você pode escolher uma ou mais dessas características e começar a agir para que elas realmente sejam condizentes com a sua postura.

Gostou das dicas? Lá no Inspire Fundo tem outros vídeos pra te ajudar a ver o mundo sob diferentes perspectivas. Se inscreva no canal!