Voltar

Uma máquina de lavar roupas que funciona sem eletricidade

A invenção foi criada por uma indiana de apenas 14 anos e funciona de forma extremamente eficiente.

27 de setembro de 2017 / Por: Redação

Na nossa realidade, ter uma máquina de lavar roupas é algo extremamente comum. Para a indiana Ramya Jose, a história não é bem assim... ter um objeto desses seria um luxo.

Os pais da jovem, de apenas 14 anos, ficaram doentes e as tarefas domésticas foram transferidas para ela e suas irmãs. Vivendo à beira do rio, sem eletricidade e com muitas roupas esperando para serem limpas, Ramya criou a sua própria máquina de lavar, movida a pedaladas e feita de pedaços de bicicleta.

Já interessada em ciências e depois de ter visto uma máquina elétrica funcionando, a garota desenhou o projeto da sua lavadora. Para tornar tudo realidade, ela contou com a ajuda do seu pai, que colaborou com o design e conseguiu os materiais. Depois, uma oficina local construiu a engenhoca.

A máquina funciona de uma forma extremamente simples e eficiente. Trata-se de uma cabine de alumínio, que possui um cilindro horizontal de ferro, e é conectada a uma espécie de bicicleta, com pedais e assento.

Para lavar as roupas, a cabine é preenchida com água e sabão. Elas ficam e molho por dez minutos e depois começa o primeiro ciclo de pedaladas, que dura de três a quatro minutos. O cilindro roda em alta velocidade, deixando as roupas limpas em pouco tempo. Depois, o reservatório é esvaziado e o segundo ciclo de pedaladas começa para centrifugar as roupas, que saem 80% secas da máquina.

A invenção, limpa tudo com eficiência, incentiva o exercício físico e ajuda a economizar na conta de energia, concedeu a Ramya um prêmio pela Fundação Nacional de Inovação da Índia, local no qual a indiana, hoje com pouco mais de 20 anos, trabalha desenvolvendo outras inovações que resolvam problemas sociais.

O projeto já foi patenteado, mas ainda não é produzido em escala comercial.

E se você quiser conhecer outra invenção que envolve bicicletas e pedais, prepare-se para pedalar na bike que voa

Fonte: Ciclo Vivo I As coisas mais incríveis do mundo