Voltar

Semáforos inteligentes para ciclistas

Sensores medem a temperatura, detectam chuva, sinalizam a luz verde antecipadamente e reduzem a espera dos ciclistas.

25 de maio de 2017 / Por: Redação

Em Roterdã, na Holanda, uma novidade está deixando a vida dos ciclistas melhor: o Thermican. Trata-se de um dispositivo, instalado nos semáforos de ciclovia, que possuem sensores de temperatura infravermelhos que detectam o grau de calor derivado do número de bicicletas que se aproximam.

Funciona assim: quando há muitas bikes, o semáforo reduz o tempo de espera, ficando verde antes do programado: aproximadamente 67 segundos, em vez de 2 minutos, às vezes 3, marcados em áreas de muito tráfego. E essa mudança acontece sem colocar ninguém em perigo, pois os semáforos para os motoristas estão programados para se adaptar automaticamente.

Essa tecnologia foi inicialmente usada como teste. O sucesso foi tamanho que a cidade já instalou os dispositivos nos cruzamentos mais movimentados. O resultado? Há uma década, a prefeitura estimou que cerca de 40.000 pessoas usavam bicicleta diariamente em Roterdã. Agora, já são mais de 70.000, em uma cidade de 600.000 habitantes.

Outros sensores, também em outras cidades, estão sendo testados, como um que detecta chuva, neve e granizo, e reduz a umidade para os ciclistas.

Fonte: El País