Voltar

Saiba como a sustentabilidade pode ajudar a reduzir as despesas da sua empresa

Uma das grandes iniciativas para contribuir com um mundo mais sustentável é investir no setor de energia fotovoltaica

11 de março de 2019 / Por: Redação

Apesar de algumas instituições ainda terem uma certa resistência, muitas empresas estão adotando políticas sustentáveis em prol de um planeta melhor. A boa notícia pra você empresário, é que isso pode ser feito sem precisar abrir mão do lucro e ainda conseguir diminuir os custos da sua empresa. 

Uma das grandes iniciativas para contribuir com um mundo mais sustentável é investir no setor de energia fotovoltaica. Em Uberlândia, a empresa de telefonia Algar Telecom possui um programa de Eficiência Energética, iniciado em 2010. Desde então, diversas iniciativas têm sido tomadas para que a Algar Telecom se torne autossuficiente na produção de energia. Além de contribuir com o meio ambiente, a empresa ainda economiza com a conta de luz.

A Algar Telecom deve começar a receber, em breve, a energia solar vinda da usina Capim Branco, que pertence ao Grupo CPFL, construída pela Alsol Energias Renováveis. 280 estações da Algar Telecom, em Minas Gerais, serão atendidas pela usina fotovoltaica, o que representa aproximadamente 18% do consumo total de energia da companhia.

“Temos investido em energias renováveis, geração distribuída, otimização de equipamentos e renovação do parque tecnológico com foco em menor consumo, e por isso estamos muito felizes com esse projeto tão importante, que irá aumentar para 50% o uso de energia renovável na companhia. Nosso objetivo é ser uma empresa de Telecom cada vez mais sustentável e para tanto é essencial melhorar e aumentar nossas ações neste sentido”, disse Luis Lima, Diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom.

Diferencial competitivo


Atualmente, além da possível redução dos custos, ser uma empresa sustentável é um diferencial competitivo. Isso porque o cliente demostra cada vez mais sua preocupação com o meio ambiente. Todo se preocupam em consumir produtos produzidos por empresas que possuem boas práticas de preservação. E não basta divulgar suas ações, é preciso comprovar por meio de balanços sustentáveis, que as práticas estão de fato fazendo a diferença.

No segmento de beleza, são vários os exemplos de empresas com os princípios da sustentabilidade. Hoje, inúmeros salões de beleza já investem em energia solar e só utilizam produtos não testado em animais.
Para as multinacionais, que são fortemente impactadas pelo público, ser sustentável é algo fundamental para se manter no mercado. Um bom exemplo é a Kimberly Clark, a gigante norte-americana quer impactar um milhão de pessoas até 2022 com suas campanhas. “Sustentabilidade precisa estar no dia a dia da empresa e nós temos feito isso de forma bem sistemática. A orientação global é que todas as marcas vejam sustentabilidade como uma estratégica, com inovação e impacto social”, finalizou Ornella Guzzo, business partner sustentabilidade para América Latina da Kimberly Clark.