Voltar

Restaurante troca alimentos por sorrisos

Utilizando reconhecimento facial, a tecnologia é protegida contra fraudes.

17 de novembro de 2017 / Por: Redação

A hora de pagar a conta nem sempre é muito feliz... Mas lá na China, os consumidores estão indo para o “caixa” mostrando os dentes. É que uma empresa de serviços de pagamento online criou uma forma de trocar sorrisos por alimentos.

A Alipay é uma espécie de PayPal chinesa, que desenvolveu o Smile to Pay, um sistema que permite que pratos de frango da rede KFC sejam pagos apenas com um sorriso.

O processo é simples: utilizando reconhecimento facial, em apensas dois segundos uma câmera que fica no caixa do restaurante legitima o sorriso do cliente na hora do pagamento da refeição. E se você está se perguntando como evitar as fraudes, os desenvolvedores garantem que o sistema é imune a fotos ou outros meios de falsificar a aparência do usuário - ou até mesmo de se apropriar de sua imagem.

“Evitamos isso ao misturar software e hardware, ligando algoritmos sofisticados com a câmera 3D. Conseguimos prevenir falsificação biométrica”, diz Jidong Chen, chefe de tecnologia de identificação biométrica da Ant Financial, empresa desenvolvedora do Smile to Pay.

Além disso, para usufruir dos benefícios dessa novidade, os clientes precisam inserir o número do seu celular, previamente cadastrado no site da Alipay.

O sistema já estava sendo testado há dois anos e começou a ser utilizado no restaurante da KFC, que tem foco em refeições mais saudáveis para o público jovem.

Por enquanto, essa iniciativa está disponível somente na franquia da cidade de Hangzhou, mas espera-se que ela faça parte de outros restaurantes da rede espalhados pela China.

O vídeo abaixo mostra como funciona o processo do pagamento. A personagem utiliza o método com diferentes aparências: sem maquiagem, com maquiagem leve e com algumas mais acentuadas, e em todas as ocasiões o pagamento é bem-sucedido.

Fonte: BrainStorm9