Voltar

Mochila solar ajuda crianças na África

Ela é capar de armazenar até 12 horas de luz para auxiliar o trajeto de crianças carentes que estudam à noite na África.

13 de março de 2017 / Por: Redação

Na África do Sul, milhões de crianças percorrem diariamente longas distâncias a pé para frequentar a escola. Esses trajetos, além de longos, são mal sinalizados, colocando jovens estudantes em risco iminente de queimaduras com lâmpadas de querosene e atropelamentos nas rodovias do país.

Para mudar a realidade das comunidades pobres afetadas por essa situação, a Rethaka, instituição formada por mulheres sul-africanas, desenvolveu a Repurpose Schoolbag, uma mochila sinalizadora, feita a partir da reciclagem de sacolas plásticas, capaz de fornecer até 12 horas de luz.

Cada peça possui uma placa solar acoplada que pode ser carregada durante o dia e utilizada no período da noite como uma lâmpada. Além disso, o objeto foi confeccionado com um material retrorrefletor, destacando aos motoristas a presença de crianças na estrada.

“Queríamos criar uma mochila que ficasse ao lado de uma criança que desbrava a escuridão e o frio das 5h da manhã em seu caminho para a escola”, relatam as idealizadoras da ação.

Conheça mais sobre esse projeto financiado por meio de doações aqui.