Voltar

Dispositivo coleta sangue sem agulha e sem dor

A novidade pretende substituir as 400 milhões de coletas de sangue com agulhas realizadas anualmente nos EUAS.

22 de março de 2017 / Por: Redação

Se você faz parte do extenso grupo de pessoas que têm medo de agulhas, a notícia é boa: um dispositivo médico garante coletar sangue sem dor e torniquetes.

O TAP (Touch Activated Phlebotomy ou Flebotomia Ativada pelo Toque), foi desenvolvido para coletar 100 microlitros de sangue a partir de 30 microagulhas que penetram camadas superficiais da pele em menos de dois minutos. O profissional de saúde aproxima o dispositivo do braço do paciente, pressiona e botão e pronto!

"O processo de obtenção de amostras de sangue não mudou em décadas. Um profissional de saúde qualificado precisa introduzir uma agulha grossa no paciente, algo doloroso e de que os pacientes não gostam", afirma Stuart Blitz, diretor de negócios da Seventh Sense Biosystems (7SBio), empresa responsável pelo projeto.

Testes já foram realizados junto ao órgão do governo dos Estados Unidos responsável pelo controle de medicamentos e equipamentos médicos e possivelmente custará cerca de 30 dólares.

A 7SBio ainda planeja integrar um chip digital ao TAP para registrar com precisão o período em que a amostra foi coletada e auxiliar o laboratório nas coletas em áreas remotas.

Saiba mais sobre a tecnologia aqui