Voltar

Dicas para acelerar a empresa auxiliando no desenvolvimento de soluções e criando oportunidades de negócios

Confira os principais pontos da última mentoria para o participantes do Algar Ventures Open

25 de setembro de 2018 / Por: Redação

Os participantes do Algar Ventures Open 2ª Edição estiveram em uma mentoria com Flávio Boan, mentor Endeavor, consultor e sócio na Falconi. Ele falou sobre a importância das métricas financeiras e sobre o líder excepcional. Confira alguns pontos importantes citados pelo consultor durante o encontro.

  • Como acelerar a empresa auxiliando no desenvolvimento de soluções e criando oportunidades de negócios? É muito importante dar uma atenção especial para métricas financeiras.
  • No início o dos anos 90, o indicador mais importante para cliente era, por exemplo, o NPS, nível de reclamação (métricas direcionadas diretamente a satisfação do cliente). Hoje, sabemos que isso não é necessariamente verdade. A médio e longo prazo, não existe empresa com cliente satisfeito que não dê bons resultados financeiros.
  • O resultado e o desempenho que as empresas conseguem medir (crescimento, margem, caq), pode ser matéria prima para gestão por resultado por muitos anos.O gerenciamento nada mais é do que resolver problemas para melhorar resultados. Dos fins pros meios. Fins - metas/resultados que queremos alcançar
  • Escolha algumas métricas financeiras que fazem sentido para medir a satisfação de todos esses stakeholders.
  • Existem 3 fatores de sucesso indispensáveis para qualquer empresa são eles: conhecimento técnico, conhecimento gerencial e Liderança.
  • Acreditaram durante um bom tempo, que um bom conhecimento gerencial e/ou técnico, levaria uma empresa a ser bem-sucedida. Mas, tem observado muito a importância do líder excepcional. Eu colocaria 60% importância/peso na liderança. Os outros 40% divide igualmente.
  • É muito importante ter práticas de gestão mais abertas/participativas, ex. OKR's - quanto mais pessoas puderem contribuir para solução de um problema, desde que tenha uma competência que outros não tem, melhor. A grande sacada é dar visibilidade para o máximo de pessoas com competências diferentes. Mas, lembre-se: é o líder quem responde pelo resultado e é responsável por coordenar.

Em resumo, é preciso ter metas dos KPI's bem estabelecidas, baseadas em lacunas - Ensine para os times como estabelecer boas metas. O somatório das metas das pessoas é a meta da empresa (CEO) - A meta dos subordinados tem que fechar com a meta do superior.

Os planos de ação são um esforço coletivo e não individual - Não adianta metas sem um caminho para chegar lá. Plano de ação precisa estar na cabeça de quem vai executar - normalmente várias pessoas - esforço coletivo. Por fim, o líder precisa garantir que o plano vai ser executado.