Voltar

Conheça a roupa inteligente que permite aos surdos sentirem a música

A The Sound Shirt parece uma jaqueta do futuro e funciona a partir da emissão de sons de oito instrumentos diferentes.

27 de dezembro de 2017 / Por: Redação

A música é capaz de causar vários sentimentos e, se nem todos podem ouvir, graças a uma nova invenção tecnológica, todos vão poder sentir. Isso será possível, graças a The Sound Shirt, uma roupa tecnológica que reproduz música clássica para pessoas com deficiência auditiva

A invenção surgiu graças a parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfônica de Hamburgo. O objetivo é aumentar o público de surdos em apresentações de música. 

A The Sound Shirt parece uma jaqueta do futuro e funciona a partir da emissão de sons de oito instrumentos diferentes, captadas pelos microfones no palco. Um software traduz o som em dados, que são enviados via wireless para a roupa. A partir disso, 16 microatuadores incorporados no tecido passam a vibrar conforme a intensidade da música, o que permite um concerto sinfônico em tempo real para os deficientes auditivos. 

As notas são sentidas em determinada parte do corpo de acordo com as suas vibrações. As mais graves, tocam a região do tronco enquanto as mais agudas são percebidas região do pescoço e clavícula. 

Sentir a música, com certeza, é uma sensação maravilhosa e, por meio do que estão sentindo ao redor do corpo, os deficientes auditivos vão poder correlacionar o que está sendo apresentado no palco e o que é transmitido pela jaqueta. 

A ideia inovadora e emocionante concorreu ao prêmio Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2016. Pra entender o que essa ideia significa, assista ao vídeo e se emocione:

Fonte: Razões para acreditar