Voltar

Carro dos anos 80 é transformado em mouse de computador

Veículo que recebeu o nome “Cheese Louise”, por se parecer com um pedaço de queijo

21 de março de 2018 / Por: Redação

Um mouse construído com um carro elétrico dos anos 80. Essa é mais nova obra da artista Simone Giertz. A sueca é famosa por suas criações curiosas divulgadas em seu canal do Youtube. Dessa vez, ela contou com a ajuda do inventor William Osman. Ele também é super ligado aos projetos relacionados a ciência e tecnologia. 

O veículo utilizado foi o Citicar da Sebring-Vanguard da década de 80. Os artistas colocaram no carro sensores para capturar movimentos, o resultado foi um “mouse gigante”, que recebeu o nome “Cheese Louise”, por conta da aparência com um pedaço de queijo. 

O carro funciona mesmo como um mouse, ao conduzir o veículo ele recebe informações direcionais. Para clicar no “Cheese Louise”, basta apertar a buzina. De forma bem resumida, ele foi fabricando da seguinte maneira: o carro foi fundido a um mouse óptico normal, que teve sua lente alterada. Esse mouse consegue ver o chão embaixo do carro e capta dados de movimento. Um microcontrolador de placa única Arduino é usado para traduzir esses dados que serão enviados para um computador. No entanto, o movimento do carro para o mouse é visto como vertical/eixo-Y; sendo assim, um magnetômetro é conectado para atuar como uma espécie de bússola, fornecendo os dados direcionais do movimento horizontal/eixo-X.

Você deve estar se perguntando, será que o “Cheese Louise”, funciona mesmo? Pode acreditar, os inventores conseguem por meio dele enviar e-mails, tirar uma selfie e até fazer um desenho. 

Para entender melhor como o carro mouse funciona, assista ao vídeo:

Fonte: TecMundo