Voltar

Bracelete impede que motorista durma ao volante

O aparelho, desenvolvido por uma startup, terá suas primeiras unidades entregues em novembro.

27 de outubro de 2017 / Por: Redação

Em viagens de lazer, e até mesmo a trabalho, muitas vezes é preciso dirigir por horas sem descanso, o que coloca em risco a segurança de todos que estão na rua ou estrada. Pensando cuidar das pessoas que vivem essa situação, foi criado o Steer, um bracelete que envia pequenos choques elétricos e muda de cor para impedir que o motorista durma ao volante.

Essa tecnologia nasceu na startup Creative Mode e tem um funcionamento bem simples. Quando se coloca o aparelho no braço, seus 16 sensores leem a frequência cardíaca e a umidade da pele do usuário – repetindo esse processo a cada dois segundos. Assim, ele analisa o grau de sonolência e sinaliza o motorista caso ele esteja quase pegando no sono.

Os alertas são feitos por meio de choques elétricos, vibrações e mudanças de cor – onde verde significa que está tudo bem, amarelo diz que o sono aumentou e vermelho avisa que o usuário está quase cochilando. 

Quando o choque é projetado, os níveis de noradrenalina, serotonina, melatonina e cortisol aumentam, o que dá ânimo aos condutores.

Se a viagem for longa, não tem problema. A bateria do Steer fica 100% carregada em aproximadamente uma hora, durando até duas semanas seguidas.

Os viajantes que estiverem interessados não vão precisar esperar muito. O bracelete teve financiamento coletinho no Kickstarter e terá suas primeiras unidades entregues em novembro, por um investimento de €198 (cerca de R$ 730).

Fonte: As coisas mais incríveis do mundo