Voltar

Avião hipersônico da China deve cruzar o mundo em 2 horas

Nos testes, a aeronave atingiu 9 mil quilômetros por hora e pesquisadores querem ainda mais velocidade

07 de março de 2018 / Por: Redação

Um avião hipersônico capaz de cruzar o mundo em apenas 2 horas. Isso não é ficção científica e já é realidade na China, inclusive o teste com a aeronave dentro de um túnel de vento já foi feito e tudo ocorreu como o esperado. O avião atingiu 9 mil quilômetros por hora. A proposta é diminuir a distância entre Pequim e Nova Iorque em poucas horas. O percurso é realizado hoje em 14 horas pelos voos comerciais.

Os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências afirmam que a aeronave, que recebeu o nome de I Plane, poderá voar ainda mais rápido. O projeto do avião hipersônico está sendo desenvolvido em parceria com o exército da China. O nome do hipersônico faz referência ao formato da aeronave, que possui dois pares de asas, uma em cima da outra. Esse formato estranho é o que ajuda a melhorar a aerodinâmica para atingir essa velocidade altíssima. Elas contribuem ainda para que o impacto com a quebra da velocidade do som não cause fortes turbulências e garanta a estabilidade do voo.

Atualmente, a velocidade atingida pelo I Plane pode atravessar o planeta Terra em apenas 2 horas, mas a ideia dos engenheiros é tornar o avião duas vezes mais rápido do que já está.

Velocidade do som

Quanto o assunto é velocidade, a referência mais comum é o som, que percorre 1.235km/h. A velocidade subsônica é qualquer uma que fique abaixo desse nível , a supersônica é de uma a cinco vezes mais rápida que a velocidade do som e a hipersônica é cinco vezes mais rápida que o som. Já tem algum tempo que a China se dedica ao desafio de quebrar a velocidade hipersônica, parece que eles estão no caminho certo não é mesmo?