Voltar

App narra o mundo real para deficientes visuais

A tecnologia permite ver o mundo em uma experiência auditiva, reconhecendo pessoas, objetos, cenas, textos e mais.

13 de setembro de 2017 / Por: Redação

Em um mundo onde a tecnologia está a favor da acessibilidade e qualidade de vida, temos mais uma ótima novidade.

A Microsoft lançou o aplicativo Seeing AI, que descreve a realidade aos deficientes visuais por meio da câmera do smartphone. Para isso acontecer, é só selecionar uma categoria (que fica disponível na parte inferior da tela) e apontar a câmera para um objeto ou pessoa. Depois, o app faz o resto.

O Seeing AI usa a mesma inteligência artificial aplicada em carros que dirigem sozinhos e drones, por exemplo. Essa tecnologia, voltada para redes neurais, funciona em diversos dispositivos e é extremamente útil em várias situações.

O aplicativo faz narrações ao usuário sobre as pessoas ao redor (sejam elas já conhecidas ou estranhas, mostrando, pela adivinhação, sua idade e emoções), identifica objetos e informa produtos via códigos de barra. Além disso, também lê cédulas de dinheiro (somente dólares, por enquanto) e digitaliza documentos (e os lê).

E a conexão não é um problema. O Seeing AI funciona quase totalmente sem a necessidade da internet. Somente funções mais avançadas, como descrever uma cena cotidiana ou reconhecer uma caligrafia, precisam de uma conexão estável, pois são experimentos iniciais do programa.

Essa novidade traz uma grande facilidade na vida de deficientes visuais. São informações que permitem o reconhecimento de objetos que seriam difíceis ou impossíveis de identificar.

Até então, o aplicativo está disponível somente nos Estados Unidos e para o sistema iOS. Ainda não há previsão de lançamento para o Android e de sua chegada aos outros países. Mas, certamente, logo teremos novidades sobre isso aqui no Brasil!

Fonte: Rockarama I B9