Voltar

A importância do recrutamento para manter a cultura da empresa

A medida que o empreendimento vai crescendo é necessário contratar mais pessoas e isso pode representar uma ameaça

28 de novembro de 2018 / Por: Redação

A medida que o empreendimento vai crescendo é necessário contratar mais pessoas e isso pode ameaçar muito a cultura empresarial. Como um bom processo de RH pode ajudar nessa questão? Esse foi o tema abordado pelo cofundador do Dr. Consulta e Empreendedor Endeavor, Gui Azevedo, na última mentoria do programa Algar Ventures Open. 

O empreendedor começou contando que montou um modelo parrudo de recrutamento baseado no livro, "Um novo jeito de trabalhar", do Laszlo Bock. “ 70% do meu tempo foi colocar em pé um processo pesado de recrutamento. Você determina quais são os valores e atitudes que a empresa tem, testa os valores durante as perguntas (do recrutamento). Dá casos reais e pergunta sobre uma situação de como você faria", orientou o empreendedor.

Na hora de fazer a proposta para o candidato, Gui Azevedo orientou, que ela deve ser feita pelo dono da área que está recrutando e não pelo RH. “Ela deve ser feita ao vivo, olhando no olho. E quando é um recrutamento importante, chama a pessoa pra janta. Não pode ficar só na sala de trabalho. E a ideia é falar de vida. A pergunta que eu sempre faço é: você convidaria esse cara pra fazer um churrasco e tomar cerveja? Eu teria prazer de estar com essa pessoa? É uma questão de valores. É como você enxerga a vida”, disse o empreendedor.

Sobre o ser transparente, seja transparente sempre. Sempre que alguém fizer algo que você acha que merece um comentário, faça o comentário. O mais importante é saber realmente falar as coisas e dar abertura para as pessoas falarem de volta. Seja um bom ouvinte. Se você não concorda precisa falar o que pensa, só assim vamos conseguir melhorar o time”, afirmou Gui Azevedo.

Por fim, o empreendedor finalizou falando que cultura é uma forma e um método de se comportar e tomar decisões. “Cultura é algo que deve ser medido e gerido”, finalizou.

Saiba mais sobre a Algar Ventures.