Voltar

A câmera de celular que lê e interpreta o que estiver capturando

A novidade se chama Google Lens e utiliza inteligência artificial para analisar e fornecer informações sobre objetos e lugares.

20 de outubro de 2017 / Por: Redação

Quando víamos em filmes de ficção, parecia bem distante, mas já chegou o dia em que será apenas apontar o smartphone para um lugar ou objeto e ele te dará todas as informações necessárias.

O Google Lens, que foi anunciado no I/O 2017, promete mudar drasticamente a forma como as câmeras dos celulares interagem com as mais variadas situações cotidianas.

Trabalhando com o Assistente do Android, esse recurso detecta e analisa tudo o que é visto no mundo real. Para você entender melhor como essa novidade nos leva para um episódio de Black Mirror, vamos a alguns exemplos práticos.

Se você apontar a câmera do seu celular para um restaurante, o Google Lens irá te fornecer não só o nome do lugar e endereço, além desses dados básicos, você também poderá visualizar o cardápio, saberá o tempo estimado para chegar até o lugar, se há mesa disponível, qual o horário de funcionamento e outros detalhes. Tudo isso, sem precisar pesquisar.

Digamos que você aponte a câmera para uma flor. Nesse caso, o Lens irá te munir com informações sobre a espécie da planta e/ou procurar floriculturas por perto.

Essa ferramenta, que foi uma das mais aplaudidas no I/O 2017, trabalha com as tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial do Google. Além das funções que falamos acima, o dispositivo também é capaz de identificar uma rede Wi-Fi e concertar o celular automaticamente à internet.

O software irá estrear nos aparelhos da família Pixel, mas a previsão é que o Google Lens também funcione em outros smartphones.

Fonte: Tudo Celular I TechTudo