Voltar

6 dicas para você criar uma startup

Segmento cresce cerca de 30% por ano

23 de julho de 2018 / Por: Redação

Profissionais inovadores, ideias disruptivas, empreendedores jovens, quando pensamos nessas características, logo vem em mente um modelo de empresa “fora da caixa”, o de startups. E elas não param de crescer, de acordo com a Associação de Fundos com Atuação na América Latina (Lavca), desde 2011 o segmento cresce cerca de 30% anualmente. 

Apesar do número positivo, um estudo realizado pela Startup Farm, 74% das startups brasileiras encerram as operações após cinco anos de existência. Por conta disso, preparamos algumas dicas para você ter sucesso com a sua startup. Fique atento!

1.Tenha um propósito: seja qual for sua ideia, uma coisa é certa, é preciso ter uma visão do todo e um propósito. Iniciar sua empresa visando apenas o lucro não é um argumento eficiente para garantir o sucesso do negócio.

2.Tenha um plano de negócios: o planejamento é fundamental para iniciar a startup, tenha em mente quais são seus objetivos e qual será a visão da empresa. O plano de negócios funciona como um guia para o alcance de metas em diversos setores.

3.Esteja aberto a mudanças: mesmo que você saiba exatamente onde quer chegar, qual produto ou serviço vai oferecer, precisa estar preparado para mudar planos e estratégias. A medida que sua Startup vai crescendo é normal ter que realinhar e readequar as estratégias. Lembre-se! Sempre dá para melhorar.

4.Participe de programas de aceleração: eles são essenciais para apoiar a empresa , é uma ótima oportunidade para trocar ideias, networking e aprendizado. É uma boa forma também de conseguir investidores para o seu negócio. Mostre para eles o quanto sua ideia é promissora.

5.Seja persistente: essa é uma característica básica para conquistar algo, seja na vida profissional ou pessoal. A persistência é uma condição necessária para você que deseja montar uma startup. Pode ter certeza que serão necessárias várias tentativas para o seu negócio deslanchar. Isso sem falar que o erro não é sinônimo de fracasso ele é, sem dúvida, fundamental para o crescimento desse modelo de negócio.

6.Invista em formação de qualidade: faça cursos constantes, não pare de aprender nunca. Aprofundar seus conhecimentos e reciclá-los é sempre uma ótima maneira de se manter antenado com a velocidade que as coisas estão acontecendo no mundo. Esteja sempre muito bem-informado.

Gostou das dicas? Nesse vídeo, você confere outras orientações para criar sua Startup.