Voltar

Instituto Algar e Instituto Hortense juntos

Essa parceria irá trabalhar a Educação Socioemocional nas escolas rurais de Uberlândia.

03 de julho de 2017 / Por: Redação

Não é por acaso que “Gente servindo Gente” é o propósito do grupo Algar. Nascemos pelo desejo de servir a comunidade e acreditamos que olhar com carinho para o próximo é o que trará um futuro melhor para o nosso País.

Um dos braços do Grupo que contribui para colocar em prática esse propósito é o Instituto Algar, que trabalha com programas sociais voltados à população. Com 15 anos de história, o Instituto realiza projetos nas áreas educacional, cultural e ambiental.

INSTITUTO ALGAR E INSTITUTO HORTENSE PELA EDUCAÇÃO SOCIEMOCIONAL

Este ano demos mais um grande passo rumo à melhoria da educação. O Instituto Algar fechou uma parceria com o Instituto Hortense. Juntos, eles irão trabalhar no Escola da Inteligência, um projeto idealizado pelo Augusto Cury que desenvolve a Educação Socioemocional de crianças e adolescentes.

De início, o programa irá atender a todas escolas municipais rurais de Uberlândia, utilizando toda a metodologia e materiais desenvolvidos especialmente para o Escola da Inteligência.

Leo Chaves, idealizador do Instituto Hortense, falou sobre o projeto, que impactará mais de 9 mil pessoas. Confira:


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: RECONHECER AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E A MANEIRA MAIS ADEQUADA DE LIDAR COM ELAS

O fundamento principal da Educação Socioemocional é a inteligência multifocal, a busca do aumento da intelectualidade e a melhora do aprendizado dos alunos.

Esse método desenvolve a postura empreendedora, a criatividade, o trabalho em equipe, o altruísmo e a autoestima, assim como promove a melhoria na qualidade de vida e a saúde emocional de professores, estudantes e familiares.

Além das matérias convencionais, como Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, muitas escolas estão focadas em trabalhar também a inteligência emocional dos alunos dentro da sala de aula. Muitos especialistas afirmam que o desenvolvimento dessas habilidades é tão ou mais importante para a formação dos alunos quanto as outras disciplinas.

“O desenvolvimento das habilidades socioemocionais ajuda os alunos a se tornarem mais focados, mais resilientes. Por consequência, se concentram mais no aprendizado, se interessam mais pelo conteúdo passado em sala de aula e o desempenho escolar aumenta expressivamente”.
Francisca Romana Giacometti Paris, pedagoga, mestra em educação e diretora de serviços educacionais do Grupo Saraiva.

Material utilizado na metodologia Escola da Inteligência

Saiba mais sobre o Instituto Algar e o Instituto Hortense e entenda melhor como funciona o Escola da Inteligência.