Voltar

Tendências de BI que transformam o seu negócio

Analisar dados é cada vez mais importante para a tomada de decisões em negócios. E o que não falta são formas de fazer isso.

27 de junho de 2017 / Por: Redação

Vivendo na era digital, temos serviços e um público cada vez mais online, o que nos faz ter acesso a uma infinidade de dados. Mas esses dados soltos não querem dizer nada. É preciso transformá-los em inteligência a partir de informações estratégicas, para que a empresa aproveite de forma correta as informações que têm em mãos. É nesse momento que surge o Business Intelligence (BI).

O que é Business Intelligence (BI)?

Ele consiste no trabalho de coletar, organizar, processar e analisar os dados que compõe o universo da empresa, utilizando softwares capazes de fazerem esse processo analítico.

O grande segredo das soluções de BI é que elas podem interpretar todas as variáveis de forma mais rápida e precisa que o mais genial dos gestores seria capaz de conseguir. Assim, Business Intelligence significa proporcionar inteligência gerencial ao negócio.

As 10 maiores tendências em inteligência de negócios

Conheça algumas tendências de BI que já estão sendo utilizadas nas empresas e prometem crescer ainda mais nos próximos anos.

Narrativas de dados em substituição a painéis estáticos

Os dados coletados dão origem ao surgimento de ferramentas mais interativas, que fazem de relatórios e gráficos complexos apresentações simples e dinâmicas.

Internet das Coisas

Com a geração de dados a todo momento, será cada vez mais comum conseguir e analisar as informações em tempo real.

Inteligência de negócios no modelo self-service

O autoatendimento na análise de dados vem ganhando força e promete se consolidar nos próximos anos.

Centros de excelência de dados

A tendência é que as empresas criem centros de excelência de dados internos, para cada vez mais analisarem as informações com precisão, adotarem o autoatendimento em analytics e formar uma cultura de dados.

Democratização do BI a empresas de todos os portes

A disponibilização de soluções de inteligência de negócios via SaaS torna possível, também para as empresas de pequeno porte, utilizar analytics para obter insights sobre seus empreendimentos.

Analistas de dados em todos os níveis da organização

A inteligência de negócios será fundamental em todos os níveis operacionais. Portanto, os profissionais poderão fazer uso de ferramentas com interfaces amigáveis, para ajudar em suas estratégias de atuação.

Business Intelligence totalmente móvel

A era da mobilidade exige que as soluções de BI estejam disponíveis para acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim, as análises de dados serão passadas também para a tela de um smartphone, tablet ou notebook, permitindo que os profissionais tomem decisões rápidas.

Investimento do setor público no BI

A inteligência de negócios também vem sendo utilizada na administração pública, ajudando em áreas como alocação de receitas e direcionamento de investimentos. O BI e Big Data já são usadas, por exemplo, na esfera federal, pelo Ministério da Justiça.

Fonte: Plataforma Conexão