Voltar

Como motivar profissionais seniores

Do reconhecimento aos novos desafios. Saiba o que fazer para que esses colaboradores se sintam ainda mais impulsionados na carreira.

25 de julho de 2017 / Por: Redação

As gerações que estão no mercado atualmente possuem comportamentos e inspirações diferentes, sendo assim, os profissionais seniores apresentam aspectos próprios que os motivam. Nós sabemos a importância de ter todo esse potencial ativo, por isso, listamos alguns pontos que irão ajudar gestores a motivarem esses profissionais.

1) RECONHECIMENTO
Em sua maioria, os colaboradores seniores estão há mais tempo na empresa e possuem muitos anos de experiência em sua carreira, fazendo parte de uma geração que valoriza o reconhecimento. Assim, o ideal é conversar em particular para agradecer e reconhecer seus méritos, mas também é de extrema importância destacar isso diante de toda a equipe.

2) TORNE-OS ESTRATÉGICOS
O conhecimento, experiência e qualificação profissional são parte importante de um colaborador sênior, e explorar esses recursos também os deixam motivados, além de trazer um grande ganho para a empresa. Portanto, a dica é envolvê-los em atividades estratégicas, onde possam mostrar e contribuir com sua bagagem.

3) DIFERENCIAL
Deve ser claro para as empresas o diferencial de mercado que os profissionais seniores têm. Elas também precisam investir no desenvolvimento de competências desse público e usar a experiência dele para treinar outros profissionais.

4) MOTIVAÇÕES FINANCEIRAS
Um bom salário, gratificações, benefícios e oportunidades de crescimento fazem parte dos pilares que qualquer funcionário deseja para sua carreira. Por isso, é importante ter um programa de cargos, salários e desenvolvimento que ofereça garantia em todas as fases da carreira.

5) EQUIPES COM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
Nem sempre é fácil para os profissionais seniores reconhecerem lideranças mais jovens. Por isso, o ideal é fazer um trabalho continuo, que mostre o que cada geração tem de positivo e faça essa mistura de idades.

6) DESAFIOS
Estamos caminhando para um cenário onde será cada vez mais comum que profissionais de diferentes faixas etárias realizem atividades em diversos setores. Assim, desafiar os profissionais seniores em áreas que antes eles não pensavam em atuar também é um movimento para a motivação.

Essas são algumas formas de trabalhar o engajamento desses profissionais. Conforme esse processo acontece, os gestores conhecerão mais profundamente a equipe e saberão por qual caminho seguir.

Fonte: People Minin’