Voltar

8 hobbies que impulsionam a produtividade

Caminhar, ler, ouvir música e até jogar videogame faz a diferença também no nosso rendimento profissional

22 de maio de 2017 / Por: Redação

Estamos sempre fixados no trabalho e, com isso, acabamos esquecendo de investir em lazer e distração. Isso é um erro, pois eles são essenciais para uma vida saudável.

Alguns hobbies são mais que prazer e impactam diretamente nossas funções cerebrais, nos ajudando a melhorar a produtividade.

Quer colocar esses benefícios na sua vida? Confira 8 atividades que podem ajudá-lo a se tornar um profissional melhor, de acordo com pesquisas científicas.

CAMINHAR
Há uma associação direta entre essa atividade e ter ideias originais. Participantes de um experimento mostraram um aumento de 60% de criatividade enquanto caminhavam. E, além disso, esse exercício também faz bem para a saúde física e melhora o humor.

TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL
O treinamento musical – principalmente na juventude – colabora com o aumento do corpo caloso do cérebro, que é a parte que liga os dois hemisférios. Assim, essa “ajudinha” estimula a memória e a capacidade de resolver problemas.

LER
30 minutos de leitura profunda reduz mais o estresse do que qualquer outra técnica convencional de relaxamento. Além disso, ler melhora o foco e a concentração, pois estimula uma espécie de transe parecido com o provocado pela hipnose.

JOGAR VIDEOGAME
Alguns jogos melhoram o raciocínio estratégico mesmo sob pressão. Jogos de estratégia e ação ajudam na atenção e memória, já que, para vencer, o jogador precisa aprender com os erros das fases anteriores.

APRENDER UMA NOVA LÍNGUA
Pessoas bilíngues possuem mais facilidade em solucionar problemas do que aquelas que falam apenas um idioma. Além disso, a fluência numa segunda língua pode aumentar o córtex cerebral, que controla quase toda a capacidade mental de uma pessoa, da memória à capacidade de planejamento.

PRATICAR EXERCÍCIOS
Atividades físicas aumentam o nível de BDNF, uma proteína que está relacionada com a inteligência, concentração e capacidade de aprendizado.

OUVIR MÚSICA
A música melhora seu desempenho com o simples ato de ouvi-la: escutar música aumenta a concentração e, assim, impulsiona o seu rendimento.


Fonte: Exame.com