Social + Meio Ambiente + Cultura

Desde a fundação do Grupo Algar, a sustentabilidade está presente no dia-a-dia de nossas empresas. De forma sistemática, políticas e práticas são constantemente desenvolvidas e aplicadas em todos os relacionamentos das empresas, reafirmando o compromisso do Grupo com a comunidade nos lugares em que atua. Buscando o equilíbrio e a integração das dimensões social, ambiental e econômica, o Grupo investe no Instituto Algar, responsável pela realização dos programas sociais, gestão dos incentivos fiscais e pela mobilização do programa ambiental corporativo.

Visão: Contribuir para o desenvolvimento do ser humano, visando a sustentabilidade.

Missão: Educar, articular e mobilizar pessoas e organizações para a prática da sustentabilidade.


ATUAÇÃO AMBIENTAL

Por meio do Instituto Algar, o Grupo criou o Programa Algar Ambiental com o objetivo de disseminar o conceito e aperfeiçoar as práticas de sustentabilidade de suas empresas.

A busca pelo desenvolvimento e adoção de ações sustentáveis com foco no meio ambiente é comum a todas as empresas do Grupo Algar. Nos últimos anos, o desafio para gestão eficiente da governança climática também passou a fazer parte da pauta de sustentabilidade. Como exemplo, uma das ações realizadas pelas empresas é a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Números de 2017 do eixo ambiental:

  • Número de ações sustentáveis implementadas nas empresas Algar: 47
  • Realização do inventário de emissões quantificadas: 9º ano consecutivo
  • Formações ministradas para os comitês de sustentabilidade: 16 líderes formados.
  • Realização de 3 encontros de formação técnica para os líderes ambientais.

ATUAÇÃO SOCIAL

A Algar acredita que a educação é o caminho que levará o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país. Atualmente, a área de atuação abrange 27 cidades.

Com foco em formação de crianças, jovens e educadores, os programas sociais coordenados pelo Instituto Algar são realizados por meio de parcerias com escolas públicas em cidades onde o Grupo atua. As iniciativas sociais visam contribuir para o desenvolvimento humano de alunos e educadores por meio da educação integral.

Números do eixo social em 2017:

  • Voluntários: 1.180
  • Escolas: 113
  • Educadores: 460
  • Alunos: 16.800
  • Cidades: 26

ATUAÇÃO CULTURAL

Por meio do Programa Algar Cultural, o Instituto Algar faz a gestão dos incentivos fiscais nas esferas municipal, estadual e federal, promovendo o patrocínio de projetos culturais.

Números de 2017 do eixo cultural:

  • Número de projetos patrocinados: 56
  • Valor total patrocinado: R$ 7.550.802,17
Acesse o site do Instituto